Bolo de cerveja na caneca

Na sua caneca preferida misture um ovo M, duas colheres de sopa de açúcar, duas colheres de sopa de óleo alimentar, duas colheres de sopa de cerveja, três colheres de sopa de Farinha T55, uma colher e café de fermento. Coloque um quadradinho de chocolate no meio da massa e leve ao microondas dois minutos na potência máxima. Polvilhe com açúcar em pó e sirva ainda quente.

(Fonte: Associação dos Cozinheiros Profissionais de Portugal)

Para acompanhar esta receita passo a passo clique na imagem abaixo.

Bolo de cerveja na caneca
créditos: LMAM

Febras com cerveja preta

Num tacho largo coloque uma colher de sopa de margarina e um fio de azeite. Quando estiver bem quente coloque 800 g de febras de porco, três a três, e deixe fritar dos dois lados. Retire à medida que vão ficando prontas. Quando terminarem todas as febras, coloque no tacho duas cebolas cortadas em rodelas finas e dois dentes de alho picados.

Por cima coloque as febras reservadas. Tempere com um pouco de sal e pimenta preta e regue tudo com uma cerveja preta, reservando o equivalente a uma chávena de café. Tape o tacho e deixe cozinhar em lume brando cerca de 30 minutos, virando as febras de vez em quando.

Na cerveja reservada dissolva uma colher de chá de farinha de trigo e junte ao tacho. Envolva muito bem no molho e deixe cozinhar mais cinco minutos. Retire do lume, polvilhe com salsa fresca e sirva de imediato. Acompanhe com puré de batata e salada de tomate.

(Fonte: Blogue “As Receitas Lá de Casa”)

Para acompanhar esta receita passo a passo clique na imagem abaixo.

Febras com cerveja preta

Bundt cake de cerveja preta e chocolate

Pré-aqueça o forno nos 170 ºC. Unte uma forma com manteiga e polvilhe-a com farinha. Num tacho junto 250 ml de cerveja preta e 250 g de manteiga sem sal. Leve ao lume. Quando a manteiga derreter, adicione 80 g de cacau e 400 g de açúcar. Misture até ficar homogéneo e retire do fogo.

À parte, aqueça ligeiramente 140 ml de leite gordo até este ficar morno. Adicione uma colher de sopa de vinagre e deixe a repousar cinco minutos. Bata ligeiramente dois ovos com a ajuda de umas varas. Adicione o leite e misture bem.

Adicione esta mistura ao preparado de cerveja. Misture. Adicione 250 g de farinha sem fermento, previamente peneirada juntamente com meia colher de chá de fermento em pó e duas colheres de chá de bicarbonato de sódio. Envolva até obter uma massa quase líquida e homogénea. Verta a massa na forma e leve ao forno 45 minutos. Faça o teste do palito.

Retire do forno e deixe arrefecer cinco minutos. Desenforme. Deixe arrefecer.

Cobertura: parta 50 g de chocolate negro em pedaços para um recipiente. Adicione 75 ml de natas para bater. Leve ao microondas até derreter. Misture com umas varas até obter uma cobertura lisa e brilhante. Cubra o bolo.

(Fonte: Blogue “Faz&Come”)

Para acompanhar esta receita passo a passo clique na imagem abaixo.

Bundt cake de cerveja preta e chocolate

Pão de cerveja preta com patê de salmão fumado

Pão: Numa tigela junte 150 g de farinha Tipo 65 e 500 g de farinha integral, duas colheres de chá de bicarbonato de sódio, duas colheres de chá de açúcar mascavado e uma pitada de sal. Misture tudo muito bem.

De seguida, acrescente 200 ml de leite e uma lata de cerveja preta, envolva bem até obter uma massa homogénea e macia.

Numa bancada de serviço, polvilhada com farinha integral, amasse a massa, com suavidade, sempre de fora para dentro. Unte uma forma (tipo bolo inglês), com azeite, molde a massa, dobre as pontas para dentro, introduza na forma, com a mão achate um pouco a massa no topo e deixe descansar dez minutos.

Ligue o forno a 230 ºC e quando estiver bem quente, reduza a temperatura para 180 ºC. Leve o pão ao forno cerca de 25 minutos.

Patê: No liquidificador coloque uma embalagem de salmão fumado, duas colheres de sopa de queijo creme, duas colheres de sopa de crème fraîche, raspa de um limão, sumo de meio limão, dois raminhos de salsa. Triture até obter uma consistência de patê. Sirva o pão de cerveja acompanhado do patê.

(Fonte: Blogue “Sabores da Minha Cozinha”)

Para acompanhar esta receita passo a passo clique na imagem abaixo.

Pão de cerveja preta com patê de salmão fumado

Camarões salteados com cogumelos e cerveja

Lave, descasque e corte uma chalota e três dentes de alho às lâminas bem fininhas. Leve a alourar com um fio de azeite e quando translúcida, adicione 300 g de camarões previamente cozidos, com 150 g de cogumelos frescos, cortados às lâminas, e meia malagueta (esta última opcional). Verta 75 ml de cerveja e tape, deixando apurar e absorver parte da bebida. Tempere de sal, pimenta e salsa e sirva com fatias de pão.

Para acompanhar esta receita passo a passo clique na imagem abaixo.

Camarões salteados com cogumelos e cerveja

Bifinhos de porco com cerveja preta

Tempere 250 g de bifes de porco com o sumo de meio limão, dois dentes de alho laminados, duas folhas de louro, sal fino e um pouquinho de pimentão-doce. Leve ao lume uma frigideira larga (poderá ser uma de ferro fundido), com um fio de azeite.

Aloure os bifinhos de um lado e de outro em lume forte. Regue-os com meia cerveja preta. Baixe o lume e ponha uma tampa na frigideira ficando a cozer lentamente enquanto prepara o acompanhamento (ex. um arroz branco).

O molho reduzirá para sensivelmente para um terço. Polvilhe com coentros picados e sirva de imediato.

(Fonte: Blogue “Tertúlia de Sabores”)

Para acompanhar esta receita passo a passo clique na imagem abaixo.

Bifinhos de porco com cerveja preta

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.