Destaco as propriedades nutricionais da maçã mais interessantes. Do meu ponto de vista são:

A elevada concentração de fibras solúveis favorece o funcionamento do intestino (para além da concentração de água que ajuda no processo de hidratação do órgão).

Ajuda a controlar os níveis de saciedade devido à presença de fibra - apesar de não dever se consumida sozinha pela presença elevada de frutose (açúcar natural presente na fruta).

A presença de vitamina C atua como antioxidante, o que estimula o sistema endócrino. Os antioxidantes bem presentes nas maçãs são também cruciais para combater os radicais livres, responsáveis pelos níveis de inflamação no corpo (como por exemplo a acne).

A maçã tem elevados níveis de potássio e vitamina K.

Muffins Maçã  Creme de Arroz (ou Aveia) com Maçã
Creme de arroz com maçã. créditos: Green Smiles

Precisa de mais razões para consumir regularmente maçã?

A nível nacional temos muitas variedades, cada uma mais saborosa do que a outra: Maçã Bravo de Esmolfe, Maçã Riscadinha de Palmela, Maçã Reineta, Maçã de Alcobaça, entre outras. Importante escolher local e biológica, se possível. Os benefícios acima referidos serão ainda mais intesificados se falarmos de uma plantação biológica - pela maior concentração de vitaminas e minerais em detrimento de água.

Sabia que a maçã é um autêntico adoçante natural quando cozinhada, reduzida e caramelizada?

Uso muito o puré de maçã para adoçar sobremesas, bolos, molhos ou recheios. O concentrado de maça dá um toque extra de doce caramelizado.

A maçã é utilizada também como base de alguns remédios caseiros. É uma excelente aliada para reduzir a febre! Sumo de maçã morno (com kuzu, uma raíz altamente cicatrizante, género de antibiótico natural).

Vamos testar o sabor da maçã em 3 receitas?

Muffins Maçã

Creme de Arroz (ou Aveia) com Maçã

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.