Para começarmos, a receita doméstica da manteiga de amendoim. Não tem segredo, produz-se rapidamente. Vai render-lhe um frasco.

Coloque no robô de cozinha, picadora ou aparelho afim, 280 g de amendoins e meia colher de chá de sal. Pique durante mais ou menos oito minutos até obter uma pasta.

Inicialmente irá apenas moer os amendoins, mas à medida que vai continuando a picar, a gordura vai-se libertando e transformam-se em manteiga.

Junte uma colher de sobremesa de stevia ou de geleia. Se achar que está muito espessa acrescente uma colher de sobremesa de leite de soja.

Retifique o sal.

Guarde num frasco no frigorífico e use quando necessário.

(Fonte: Livro: "Nem acredito que é saudável”)

manteiga de amendoim

Sushi de banana e manteiga de amendoim

Espalhe quantidade a gosto de manteiga de amendoim sobre um wrap. Descasque uma banana, pincele-a com um pouco de sumo de limão para não oxidar, coloque-a sobre o wrap e enrole-a.

Corte o wrap às rodelas e sirva como se fosse sushi. Repita o processo as vezes que quiser.

(Fonte: Livro “50 receitas com apenas 5 ingredientes – Ou menos, Claro!”)

Sushi de banana e manteiga de amendoim

Muffins de manteiga de amendoim e framboesa

Pré aqueça o forno a 180 ºC.

Numa taça de mistura pequena, junte uma chávena de bebida vegetal sem açúcar (250 ml), seis colheres de sopa de óleo de coco derretido, uma colher de chá de extrato de baunilha (líquida ou moída) e dois terços de chávena de açúcar de coco. Mexa bem com uma vara de arames. Depois, adicione uma chávena rasa de manteiga de amendoim e mexa de novo, até todos os ingredientes estarem bem incorporados.

Numa taça de mistura média, peneire três quartos de farinha de espelta e outro tanto de farinha de espelta integral, assim como duas colheres de chá de fermento em pó. Misture.

Incorpore os ingredientes líquidos (taça de mistura pequena) nos secos (taça de mistura média), sem mexer em demasia. Por fim, junte uma chávena de framboesas frescas e envolva-as na massa.

Com a ajuda de uma colher de sopa, distribua a massa por 12 formas de queques.

Leve ao forno aproximadamente 20 minutos, ou até um palito sair limpo.

Deixe arrefecer um pouco antes de desenformar.

(Fonte: Blogue “Flor do Brownie”)

Muffins de manteiga de amendoim e framboesa

Sumo revigorante de chocolate e manteiga de amendoim

Reduza a sumo duas maçãs e deite o sumo obtido numa liquidificadora. Junte 125 ml de leite meio gordo, meia banana madura, uma colher de sopa de manteiga de amendoim, duas colheres de chá de gérmen de trigo, duas colheres de chá de flocos de aveia, uma colher de chá de cacau em pó e meia colher de chá de extrato de baunilha e uma mão-cheia de gelo. Triture até ficar cremoso.

(Fonte: Livro “500 Receitas: Sumos Detox”)

Sumo revigorante de chocolate e manteiga de amendoim

Banana com manteiga de amendoim e cânhamo

Descasque duas bananas e corte cada uma em três pedaços. Barre cada pedaço com manteiga de amendoim, deixando cerca de 1,25 cm para poder pegar-lhe sem sujar as mãos e rolá-la nas sementes de sésamo e de cânhamo. Fatie as bananas e espete-lhes um palitinho. Está pronto a servir.

(Fonte: Livro “500 Receitas: Superalimentos”)

Banana com manteiga de amendoim e cânhamo:

Bolachinhas de manteiga de amendoim

Pré-aqueça o forno a 180 ºC.

Numa tigela, bata uma chávena de açúcar com um ovo, uma colher de chá de bicarbonato meia colher de chá de extrato de baunilha. Adicione meia colher de chá de manteiga de amendoim e uma chávena de amendoins partidos. Envolva até ficar homogéneo.

Coloque colheradas de massa em tabuleiros untados, deixando-as distanciadas umas das outras.

Leve ao forno por cerca de dez minutos. Retire e deixe arrefecer.

(Fonte: Blogue “Canela Moída”)

Bolachas de manteiga de amendoim

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.