Bolo de panquecas com Nutella e molho de caramelo salgado

Molho de caramelo: Levar três colheres de sopa de açúcar amarelo e três colheres de sopa de água ao lume num tacho de fundo espesso. Tapar e deixar ferver cinco a dez minutos (não mexer) até atingir o tom de caramelo dourado. Não deixar que fique muito escuro.

Juntar três colheres de sopa de natas, mexer bem com um batedor de varas e juntar a pitada de flor de sal. Mexer.

Panquecas: Numa taça, colocar 210 g de farinha com fermento, uma colher de chá bem cheia de fermento, 40 g de açúcar e pitada de sal. Abrir um buraco no centro e colocar 320 ml de leite, 70 ml de azeite extra virgem suave, dois ovos batidos e duas gotas de extrato de baunilha. Bater muito bem até ficar sem grumos.

A receita caseira de Nutella que todos conseguimos produzir
A receita caseira de Nutella que todos conseguimos produzir
Ver receita

Untar uma frigideira pequena com azeite e levar ao lume. Quando estiver bem quente, colocar uma concha pequena de massa. Deixar cozinhar até formar bolhas à superfície. Virar com uma espátula. Deixar cozinhar alguns segundos. Retirar e repetir até acabar a massa.

Montar a torre: Colocar uma panqueca no centro de um prato de servir e barrar com Nutella. Sobrepor outra panqueca e repetir. Barrar o topo com Nutella. Verter por cima o molho de caramelo salgado e espalhar avelãs tostadas e picadas grosseiramente.

(Fonte: Blogue “My Common Table”)

Bolo de panquecas com Nutella e molho de caramelo salgado

Caracóis folhados de Nutella e frutos secos

Desenrole o conteúdo de uma embalagem de massa folhada e cubra-a com uma camada generosa de Nutella. Por cima espalhe 150 g de frutos secos (ex. amêndoa laminada, nozes, pistácios) e enrole como se fosse uma torta.

Corte rodelas do rolo com cerca de 3 cm e coloque-as no tabuleiro do forno, forrado com uma folha de papel vegetal.

Pressione ligeiramente para achatar e leve a forno quente a 190 ºC durante 15 minutos.

Retire do forno e deixe arrefecer sobre uma rede. Depois de frios pincele os caracóis com a geleia.

(Fonte: Blogue “7 Gramas de Ternura”)

10 receitas muito gulosas para o Dia Mundial da Nutella
créditos: ©2013 7gramas-de-ternura

Bolo na caneca de aveia, noz e Nutella

Misturar três colheres de sopa de leite, uma colher de sopa de azeite e uma colher de sopa de açúcar. Adicionar três colheres de sopa de farinha e bater até ficar homogéneo. De seguida, adicionar uma colher e meia de sopa de aveia, uma colher de sopa de nozes finamente picadas, um quarto de colher de chá de fermento em pó, sal, canela e noz-moscada (todos uma pitada) e misturar.

Colocar a massa numa caneca que possa ser usada no micro-ondas.

Colocar uma colher de Nutella em cima e empurrar com cuidado para que fique parcialmente submersa na massa do bolo.

Levar ao micro-ondas durante 30 segundos e, em seguida, em intervalos de 15 segundos até que o topo pareça seco e cozido (num micro-ondas de 750 watts demora 90 segundos).

Deixar descansar durante cinco minutos antes de comer, porque o bolo e o centro de Nutella vão estar bastante quentes. Cobrir com mais um pouco de Nutella e polvilhar com nozes picadas.

(Fonte: Blogue “My Common Table”)

Bolo na caneca de aveia, noz e Nutella:

Bolachas de chocolate e Nutella

Misture 210 g de farinha com fermento com duas colheres de chá de amido de milho, duas colheres de chá de bicarbonato de sódio e uma pitada e sal e reserve.

Num outro recipiente bata 170 g de manteiga amolecida com 200 g de açúcar amarelo e 100 g de açúcar branco até obter uma mistura cremosa.

Adicione um ovo e uma gema, assim como duas colheres de chá de  essência de baunilha e bata mais um pouco. De seguida, junte 40 g de cacau em pó e a mistura de farinha e envolva bem. Por último adicione 175 g de chocolate negro grosseiramente picado.

Leve a massa ao frigorífico durante pelo menos 30 minutos.

Entretanto ligue o forno a 180 ºC e forre vários tabuleiros retangulares com papel vegetal.

Com a ajuda de uma colher de sopa coloque porções de massa no tabuleiro bem separadas. Faça uma pequena concavidade no centro de cada porção e adicione uma colher de chá de Nutella em cada uma.

Leve a cozer durante cerca de 15 minutos. Deixe-as arrefecer totalmente antes de retirá-las do tabuleiro.

(Fonte: Blogue “Flor do Brownie”)

Mini cheesecakes de Nutella

Separe oito a dez aros para cheesecakes e coloque-os num tabuleiro sobre papel vegetal. Triture 250 g de bolachas integrais e misture-as com um quarto de chávena de açúcar amarelo, 90 g de manteiga magra amolecida, duas colheres de sopa de Nutella.

Divida a base pelos aros e espalme para formar a base dos mini cheesecakes. Reserve-os no frigorífico.

Recheio: Bata 600 g de queijo creme com meia chávena de açúcar em pó, um iogurte grego natural e meia colher de sobremesa de essência de baunilha.

Adicione a Nutella e misture bem até obter um recheio homogéneo.

Divida o recheio pelos aros, alise um pouco e leve de novo ao frigorífico.

Finalmente, leve 100 ml de natas ao lume e quando começarem a ferver deposite-as sobre 200 g de chocolate negro (70% cacau) previamente partido. Misture bem até que todo o chocolate se dissolva.

Divida a ganache pelos cheesecakes e leve ao frigorífico seis horas.

Retire do frigorífico 30 minutos antes de servi-los, desenforme-os e polvilhe com cacau em pó.

(Fonte: Blogue “Flor do Brownie”)

10 receitas muito gulosas para o Dia Mundial da Nutella

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.