Kathryn Bruton, a irlandesa autora do livro “Saladas Inspiradas” (edição Vogais) abre a sua obra com uma confissão, “adoro comida”, o que inclui legumes, vegetais e frutas vibrantes, mas também carnes brancas, vermelhas, caça, queijos. Kathryn tem, contudo, preocupações com a sua saúde o que passa, inevitavelmente, pela componente alimentar.

Desafiando-se esta inventora de receitas criativas, lançou-se na produção de 80 receitas que, não nos privando de uma cozinha saborosa e diversa, nos apresentam saladas que nunca ultrapassam as 300 calorias.

“As saladas são geralmente vítimas de estereótipos, apesar de nada corresponder menos à verdade”, diz-nos a autora no prólogo ao seu livro, prosseguindo: “as pessoas desconfiaram quando decidi criar um molho de queijo azul para apresentar neste livro (“Essa salada nunca terá menos de 300 calorias!”). Poderia uma panzanella, cheia de tomate, manjericão e pedaços de pão ou uma salada adornada com um salame sedoso e suculento encaixar‑se neste livro? E uma salada de pato estaladiço com um delicioso molho de ameixa?”.

Kathryn conseguiu-o e dá-nos prova ao longo de vários capítulos, combinando ingredientes inesperados, reinventando saladas clássicas e cortando nas gorduras e nos açúcares dos molhos habituais.

Conta-nos a autora: “Para criarmos receitas saudáveis e pobres em calorias, devemos utilizar os ingredientes que mais apreciamos, mesmo os mais ricos, jogando com as quantidades e o equilíbrio. O objetivo é conseguir um prato que não nos faça sentir que estamos a perder as melhores coisas”.

Livro: A irlandesa Kathryn traz-nos as saladas que não passam a linha vermelha: as 300 calorias
Livro “Saladas Inspiradas” (Vogais)

Antes de se lançar à bancada da cozinha, Bruton deixa-nos algumas regras elementares para obtermos saladas inesquecíveis: “Os ingredientes devem ser o mais frescos possível, pois são os grandes protagonistas. Ingredientes ressequidos e sem vida criam saladas que não lhe darão qualquer prazer a comer. Os ingredientes poderão parecer lavados, mas o facto e que não sabe por onde andaram antes de chegarem a sua cozinha. Encha o lava‑louca de água gelada e lave bem as folhas, ervas, frutas e legumes”, lemos entre muitas outras dicas.

Vamos, ainda, encontrar um glossário de folhas porque uma alface bola de manteiga é diferente de uma alface icebergue.

No grosso da obra, dedicado à produção das saladas, vamos encontrá-las arrumadas por diferentes temas: Saladas Gloriosamente Verdes, Saladas Reconfortantes, Saladas Simples, Saladas Clássicas, Saladas Exuberantes, Saladas de Fruta, Molhos, Condimentos e Picles.

Livro: A irlandesa Kathryn traz-nos as saladas que não passam a linha vermelha: as 300 calorias

Isto sempre com a garantia de que se seguirmos à risca as indicações de Kathryn, não estaremos a pisar a linha vermelha, ou seja, as 300 calorias.

Os livros de Kathryn Burton refletem a sua ambição de criar receitas invulgares e deliciosas, nutritivas e com poucas calorias. As suas ideias ajudam a criar pratos deslumbrantes e repletos de sabor a todas as refeições.

Os livros de culinária são a sua paixão e tem estado envolvida na criação de muitos, de autores tão variados quanto Diana Henry, Rachel Allen e Lorraine Pascale.

Também trabalhou com o Great British Bake Off e colaborou com revistas de culinária como a Jamie Oliver, Delicious, BBC Good Food e Vegetarian Living.

O livro chega aos escaparates com o preço de 16,59 euros.

A irlandesa Kathryn traz-nos as saladas que não passam a linha vermelha: as 300 calorias
Kathryn Bruton, a irlandesa autora do livro “Saladas Inspiradas” abre a sua obra com uma confissão, “adoro comida”, o que inclui legumes, vegetais e frutas vibrantes, mas também carnes brancas, vermelhas, caça, queijos. Kathryn tem, contudo, preocupações com a sua saúde o que passa, inevitavelmente, pela componente alimentar. Desafiando-se esta inventora de receitas criativas, lançou-se na produção de 80 receitas que, não nos privando de uma cozinha saborosa e diversa, nos apresentam saladas que nunca ultrapassam as 300 calorias. Uma edição Vogais com o preço de 16,59 euros.