Tostinhas com patê de cavala fumada

Junte 200 g de cavala fumada sem pele e 120 ml de iogurte grego num liquidificador. Tempere com pimenta preta e bata até ficar um patê macio. Regue o sumo de meio limão para avivar o sabor.

Retire a crosta de quatro pães integrais e toste as fatias de ambos os lados. Corte cada tosta em três tiras, barre com o patê, polvilhe com a salsa fresca picadinha e sirva.

(Fonte: Vogais)

Tostinhas com patê de cavala fumada

Patê de iogurte e sardinha

Escorra o óleo vegetal de uma lata de sardinhas e retire o peixe.

Com um garfo esmague um pouco as sardinhas, desfazendo-as e, depois, adicione meia cebola picada, duas colheres de sopa de iogurte natural, uma colher de chá de sumo de limão, uma colher de chá de mostarda, sal quanto baste. Envolva bem e esmague até obter uma pasta.

Reserve no frio até servir. Nessa altura, salpique com cebolinho fresco picado.

(Fonte: Blogue “Ananás e Hortelã”)

Patê de iogurte e sardinha para petiscar

Patê de delícias do mar com cavala

Coloque o conteúdo de uma embalagem de delícias do mar a descongelar.

Coloque no robô de cozinha o conteúdo de uma lata de cavalas bem escorridas do óleo, junte as delícias do mar, o sumo de um limão e triture 15 seg./Vel. 4.

Junte dois ovos cozidos picados, um pouco de sal e pimenta, colheres de sopa de maionese e duas colheres de sopa de ketchup.

Triture mais um pouco e leve ao frigorífico até à hora de servir acompanhando com as tostas.

(Fonte: Blogue “Receitas Para a Felicidade”)

Patê de delícias do mar com cavala

Patê de salmão fumado

Coloque no liquidificador o conteúdo de uma embalagem (80 g) de salmão fumado, duas colheres de sopa de queijo creme, duas colheres de sopa de crème fraîche, a raspa de um limão, sumo de meio limão e um raminho de salsa. Triture até atingir uma consistência de patê, mas não muito pastoso. Se necessário adicione mais um pouco de sumo de limão.

(Fonte: Blogue “Sabores da Minha Cozinha”)

Patê de salmão fumado

Patê quente de curgete e alcaparras

Coza a vapor três curgetes às fatias durante cerca de cinco minutos até ficarem tenras. Deite-as num liquidificador, juntamente com meio dente de alho esmagado, duas colheres de chá de alcaparras, duas colheres de sopa de piripíri em pó, duas colheres de sopa de azeite.

Bata até obter um puré macio. Retifique o tempero e acrescente o sumo de meio limão para dar gosto. Mude o patê para uma taça e sirva quente.

Também pode deixar arrefecer antes de servir.

(Fonte: Vogais)

Patê de atum e anchovas

Misture o conteúdo de duas latas de atum escorrido, cinco anchovas, uma colher de sopa de amêndoas, uma colher de sobremesa de Mostarda Dijon, dois iogurtes gregos, uma colher de sopa de azeite, um ramo de salsa, dois dentes de alho, uma colher de chá com sumo de limão, a raspa de meio limão, uma colher de sopa de azeitonas verdes descaroçadas. Bata no liquidificador até obter uma pasta cremosa.

Reserve no frigorífico por duas a três horas antes de servir. Sirva sobre rodelas de pepino e decore com azeitonas verdes.

(Fonte: Blogue “Receitas Para a Felicidade”)

Patê de atum e anchovas