Ovos aconhegados nos espinafres

Numa caçarola derreta, em lume médio, duas colheres de sopa de manteiga liquida e uma colher de sopa de azeite. Salteie uma cebola laminada durante uns cinco minutos, ou até ficar translúcida.

Acrescente 450 g de folhas de espinafres cortadas grosseiramente e deixe cozinhar, sem deixar de mexer até que estas fiquem pela metade do tamanho (levará 10 a 12 minutos).

Tempere a gosto com sal e mostarda em grão. Faça três pequenos buracos nos espinafres e, cuidadosamente, parta três ovos para dentro de cada um dos buracos.

Coloque a tampa do tacho e deixe cozinhar até que os ovos fiquem a gosto. Sirva com o crème fraîche, vai ficar muito leve e contrasta na perfeição com o sabor do espinafre.

(Fonte: Blogue “Marmita”)

Ovos cocotte com salmão fumado e pimenta preta

Corte quatro fatias de salmão fumado em tiras ou pedaços finos. Passe quatro ovos por água. Ponha uma caçarola ou um tacho com água no fogão.

Coloque os ovos no fundo do recipiente, com muito cuidado, com a ajuda de uma colher de pau. Assim que a água começa a ferver, conte três minutos. Retire os ovos e descasque-os sem os danificar.

Corte-os ao meio e transfira-os para um prato de servir. Tempere os ovos com sal e pimenta preta e distribua os pedaços de salmão por cima dos ovos.

Sirva-os de imediato, acompanhados de tostas e/ou de pão torrado.

(Fonte: “Modern Life”)

Ovos cocotte com salmão fumado e pimenta preta

Ovos de forno fofos

Numa frigideira antiaderente mas que possa ir ao forno, coloque seis fatias de bacon. Deixe fritar em lume médio, na própria gordura, e reserve. Ligue o forno a 180 ºC.

Cuidadosamente, separe as gemas das claras de três ovos. Bata as claras em castelo com uma pitada de sal. Na frigideira, untada com um fio de azeite, faça três montinhos com as claras e um buraco no meio destas.

Cuidadosamente, coloque a gema no buraco. Leve ao forno seis a sete minutos ou até a gema estar no ponto de que gosta (mais ou menos passada).

Tempere os ovos com uma pitada de sal com ervas do mediterrâneo e pimenta branca. Sirva com as fatias de bacon, pão torrado e tomate cereja a gosto.

(Fonte: Blogue “Hoje Para Jantar”)

Ovos de forno fofos

Ovos à la coque

Retire dois ovos do frigorífico e deixe-os atingir a temperatura ambiente (pode levar mais ou menos uma hora). Depois, coloque os ovos numa panela ao lume, com água suficiente para os cobrir.

Quando começar a ferver, conte quatro minutos, retire os ovos com a ajuda de uma colher e mergulhe-os em água fria, isto fará com que o cozimento seja interrompido.

Retire a parte superior do ovo com muito cuidado e coloque um pouquinho de sal e pimenta. Já está.

(Fonte: Blogue “Marmita”)

Ovos à la coque

Rolinhos de omelete com maçã e requeijão

Bata um ovo rapidamente com um garfo, junto com um colher de sopa de leite de amêndoa e uma pitada de sal, numa taça pequena. Aqueça q.b. de óleo de coco ou azeite numa frigideira antiaderente de 20 cm, sobre lume médio-alto. Deite a mistura de ovo e frite por um minuto de um lado e 30-45 segundos do outro.

Com uma espátula, volte a omelete cuidadosamente. Misture o recheio (maçã vermelha ralada, três colheres de sopa de requeijão, uma pitada de canela em pó, uma colher de sopa de sementes de abóbora, tomilho em folha) numa taça pequena. Coloque a omelete num prato, deite o recheio no centro e enrole-a. Corte ao meio antes de servir.

(Fonte: Livro “Ser Vegetariano Todos os Dias”)