Para não ingerir comida imprópria para consumo, ou simplesmente desperdiçar devido a dúvidas sobre o prazo de validade, deixamos algumas dicas preciosas.

Leite

Uma embalagem de leite não aberta conserva este produto em boas condições uma semana além da data de validade indicada no rótulo. Se a embalagem já estiver aberta, conserve-a nas prateleiras do frigorífico (e não na porta) a uma temperatura aproximada de 4 ºC.

leite

Ketchup

O ketchup está bom para consumo até um ano após expirar a data de validade. Isto se a embalagem não tiver sido aberta. Por seu turno, conservar-se-á em boas condições por um mês, depois de aberto, no frigorífico.

Maionese

Maionese tem uma validade até quatro meses depois da data limite estipulada no rótulo. Isto quando a embalagem se encontra fechada. Quando abrir a embalagem, conserve no frigorífico até três meses.

Molho de soja

Uma vez aberta a embalagem de molho de soja, este tem validade de quase três anos. No caso de não encetar a embalagem, pode conservar o alimento por tempo indeterminado.

Mostarda

Um ano após abertura, mais de dois anos se fechada a embalagem.

mostarda

Tabasco

Quando o molho escurecer muito ou estiver quase preto, deixe de o utilizar, até lá não se coíba de lhe dar proveito.

Ovo

Os ovos estão bons para consumo, em grande parte das situações, durante três semanas no frigorífico. Para confirmar o bom estado do ovo para consumo, mergulhe-o num copo com água. Se o ovo afundar dentro do copo, dê-lhe uso nas suas confeções culinárias. Se o ovo boiar esqueça-o.

Ovo: Do engenho de Colombo ao “ovo cósmico” da China há toda uma caixinha de histórias…oval

Iogurte

Mais de uma semana é quanto pode durar um iogurte no frigorífico, em embalagem fechada, após a data em que expira a validade. Em embalagem aberta, conserva-se pelo menos cinco dias.

Melancia

Se a sua melancia já estiver mole e pegajosa é recomendável que não a ingira. A casca da melancia varia de tonalidade, de verde-escuro à pele listada de branco. Contudo, a polpa deve estar sempre vermelha viva e tenrinha.

Melancia chega para refrescar os
créditos: Viagens

Carne picada

Rejeite toda a carne sempre que a cor deixar de ser viva, de aspeto viscoso ou com um odor agridoce ou mesmo azedo.

Bacon

Após a compra, o bacon mantém-se conservado por duas semanas no frigorífico, mas apenas se estiver bem acondicionado numa embalagem. Se o bacon apresentar uma cor azul esverdeada, estiver mole, viscoso e com cheiro intenso é preferível deitar fora.

bacon

Amêndoas

Uma das melhores formas de conservar amêndoas, mantendo a sua frescura por duas a quatro semanas, é colocando-as num recipiente hermético. Guarde o recipiente num local escuro e frio ou em local fresco (pode colocar no frigorífico), para durarem mais tempo. Quando as amêndoas apresentam pontos pretos ou estão muito rijas é sinal que começam a não estar boas.

amêndoas

Azeite

Na despensa, afastado de ambientes quentes ou de exposição direta ao sol, o azeite tem uma durabilidade longa, entre um a dois anos. O azeite pode também ser guardado no frigorífico, mas neste caso irá solidificar. Para o utilizar, basta aquecer que voltará ao seu estado líquido.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.