Gambas pil pil

Coloque 12 camarões médios crus, descascados e sem tripa, numa tigela, salpique com uma colher de chá de sal marinho grosso e misture. Deixe repousar durante 15 minutos e depois seque-os.

Aqueça 80 ml de azeite numa frigideira de tamanho médio em lume forte. Deite dois dentes de alho finamente picados e um pedaço com cerca de 2 cm de malagueta seca, finamente cortada, e mexa. Quando o alho começar a alourar, deite os camarões e mexa durante dois minutos, até estarem cozidos. Introduza uma pitada de colorau e uma colher de sopa de salsa fresca picada nos últimos 30 segundos de cozedura.

Transfira para uma travessa com o azeite e sirva com pão para embeber.

(Fonte: Vogais)

Gambas pil pil

Amêijoas com chouriço

Depois de bem lavadas, deixe 1,5 kg de amêijoas de molho durante uma hora cobertas de água com uma colher de sopa de sal.

Numa panela grande refogue, em cinco colheres de sopa de azeite, duas cebolas picadas e três dentes de alho esmagados.

Quando a cebola ficar translúcida, junte 150 g de chouriço cortado em rodelas e piripiri a gosto.

Adicione as amêijoas escorridas e regue com um pouco de vinho branco.

Tape e deixe cerca de 10 a 15 minutos até as ameijoas abrirem, mexendo de vez em quando.

Sirva com salsa ou coentros picados.

(Fonte: Vogais)

Sandes de sardinhas picantes

Escorra o óleo de duas latas de sardinhas em óleo picante e, numa taça, esmague o peixe grosseiramente com o auxílio de um garfo.

Adicione duas colheres de sopa de maionese, duas colheres de chá de mostarda doce, uma cenoura ralada, gotas de sumo de limão e uma pitada de alho em pó.

Tempere com um pouco de sal e misture tudo até o preparado ficar homogéneo. Reservar no frigorífico.

Na hora de servir barre quatro fatias de pão integral com o preparado de sardinha e coloque folhas de alface.

Feche as sandes com as fatias de pão restante cortando-as em triângulos. Prenda cada triângulo com um palito e uma azeitona recheada.

Sandes de sardinhas picantes

Morcela com pimento e ovos de codorniz

Aqueça 100 ml de azeite numa frigideira em lume forte, adicione seis pimentos piquillo inteiros (de conserva), um dente de alho e frite-os durante cinco a seis minutos, até a pele dos pimentos começar a empolar, mexendo constantemente para os envolver no azeite. Retire do lume, deite numa travessa e tempere com sal e pimenta.

Verta 25 ml de azeite na frigideira e frite uma morcela cortada em quatro rodelas grossas, durante um minuto de cada lado. Adicione quatro ovos de codorniz frescos e frite-os durante um minuto, deitando o azeite quente sobre as gemas para que cozam mas fiquem líquidas.

Sirva a morcela por cima dos pimentos com um ovo de codorniz no topo.

(Fonte: Vogais)

Morcela com pimento e ovos de codorniz

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.