Salada de arroz integral com legumes e pistácios

Coloque um tacho com cerca de 500 ml de água e uma pitada ao lume. Adicione 150 g de arroz integral e deixe cozinhar até que a água evapore (cerca de 30 minutos).

Entretanto, refogue em duas colheres de sopa de óleo de sésamo, uma cebola pequena e dois dentes de alho picados. Adicione uma colher de sopa de caril em pó e misture bem.

Adicione uma beringela e uma curgete, previamente cortadas em cubos com cerca de 1 cm. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até reduzir consideravelmente o volume. Adicione uma cenoura ralada e sultanas a gosto.

Adicione o arroz, já cozido, e retifique os temperos.

Finalmente, adicione pistácios a gosto, picados grosseiramente.

(Fonte: Blogue “Faz&Come”)

Salada de arroz integral com legumes e pistácios
créditos: Rui Ribeiro

Salada de trigo bulgur, harissa e laranja

Coloque 200 g de trigo bulgur enxaguado numa caçarola com duas colheres de chá de caldo granulado de galinha e 500 ml de água. Deixe ferver em lume brando. Tape, reduza o lume para o mínimo e deixe cozinhar calmante 10-15 minutos, até ficar tenro e o líquido ser absorvido.

Deve conservar alguma firmeza. Se ainda tiver líquido, deixe cozinhar destapado por mais dois minutos. Transfira para uma tigela e deixe arrefecer.

Descasque três laranjas, fazendo-o sobre uma tigela pequena, para aproveitar o sumo que vai escorrendo.

Corte os gomos entre as membranas e adicione-os ao bulgur. Junte o sumo de um limão, duas colheres de sopa de mel, duas colheres de chá de pasta de harissa, quatro colheres de sopa de azeite e algumas gotas de água de rosas ao sumo e bata bem para misturar.

Misture meia cebola roxa pequena, finamente picada, 40 g de salsa de folha lisa, finamente picada, os bagos de uma romã e 75 g de avelãs tostadas, picadas, assim como o bulgur.

Mesmo antes de servir deite o molho sobre a salada e mexa bem para envolver.

(Fonte: Livro “Grão a Grão” da editora Vogais”)

Salada de trigo bulgur, harissa e laranja

Salada de quinoa vermelha com ervilhas de quebrar, espinafres, feta e ovo escalfado

Num tacho pequeno, junte meia chávena de quinoa vermelha, uma chávena de água e uma pitada de sal e deixe levantar fervura. Reduza o lume para o mínimo e deixe cozinhar, tapado, durante 15 minutos, ou até que a quinoa absorva toda a água.

Numa frigideira, aqueça meia colher de sopa de azeite e salteie uma mão cheia de ervilhas de quebrar durante dois a três minutos, em lume forte. Devem ficar ligeiramente tostadas mas ainda com alguma textura.

Num tacho pequeno, coloque água e uma pitada de sal e deixe levantar fervura. Parta um ovo para dentro de uma taça ou chávena e, com cuidado, deite-o depois para a água a ferver. Cozinhe durante dois minutos.

Para o molho, misture uma colher de sopa de azeite extra virgem, um quarto de colher de chá de vinagre de vinho branco, um quarto de raspa de limão, um dente de alho pequeno, ralado, uma pitada de pimenta de caiena.

No prato de servir, coloque a quinoa cozida, as ervilhas salteadas, um punhado de espinafres baby crus e o ovo escalfado. Esfarele 50 g de queijo feta por cima e regue com o molho.

Sirva de imediato.

(Fonte: Blogue “My Common Table”)

Salada de quinoa vermelha com ervilhas de quebrar, espinafres, feta e ovo escalfado

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