Para começar…simplesmente panquecas

Numa tigela, bata dois ovos, junte uma colher de sopa de açúcar, 70 g de margarina derretida morna, 300 ml de leite e 250 g de farinha fina. Bata bem até obter uma massa homogénea.

Aqueça em lume médio uma frigideira antiaderente e pincele-a com óleo ou margarina. Deite uma concha do preparado e deixe cozinhar uns minutos até aparecerem "furinhos" na massa.

Vire com a ajuda de uma espátula e deixe alourar. Repita a operação até esgotar a massa.

Sirva polvilhado com açúcar e canela. Também pode acompanhar com compota, gelado, mel, chocolate derretido, leite condensado ou com fruta fresca.

Para acompanhar esta receita passo a passo clique na imagem abaixo.

Panquecas

Panquecas de chocolate sem complicações

Numa tigela misture uma colher de sopa de açúcar amarelo (facultativo), uma colher rasa de sal, uma chávena de farinha de trigo sem fermento, uma colher de sopa de cacau em pó, uma colher de chá de fermento e duas colheres de sopa de aveia.

Na mesma tigela vai, agora, adicionar os ingredientes líquidos: uma colher de sopa de manteiga derretida no microondas, um ovo e uma chávena de leite. Misture com os secos, envolvendo bem todos os alimentos.

Entretanto, para melhores resultados, deixe a massa repousar 20 minutos. Se quiser a massa menos grossa pode passar já à fase seguinte.

No fogão, aqueça uma frigideira pequena, onde vai derreter uma colher de manteiga, com o cuidado de não a deixar queimar. De seguida, na frigideira, verta uma concha de sopa com a massa que preparou. Deixe cozer até que surjam bolhas à superfície da massa. É o momento de virar a panqueca e deixar cozer mais uns segundos.

Repita o processo até terminar a massa, tendo o cuidado de reforçar, se necessário, a manteiga na frigideira. Quando prontas, pode servir as panquecas com xarope de ácer e com uma colherada de iogurte natural. Se for a gosto, decore com framboesas.

Para acompanhar esta receita passo a passo clique na imagem abaixo.

Panquecas de chocolate sem complicações

As melhores panquecas de sempre (muito gulosas)

Fazer o buttermilk: Misture 320 ml de leite com duas colheres de sopa de sumo de limão. Num copo medidor, juntar o leite com o sumo de limão e deixar repousar dez minutos.

Panquecas: Numa taça, bater bater dois ovos com seis colheres de sopa de leite condensado e 80 g de manteiga sem sal quase derretida. Juntar 280 g de farinha de trigo sem fermento e misturar, alternar com o buttermilk, até ficar uma massa homogénea. Misturar uma colher de sobremesa de bicarbonato de sódio.

Aquecer uma frigideira antiaderente em lume médio, untar com manteiga sem sal. Verter uma concha (de sopa) cheia de massa, deixar cozinhar uns minutos até alourar, de ambos os lados. Repetir até terminar a massa. Servir as panquecas ainda quentes.

(Fonte: Blogue “Há Alguém Mais Gulosa do que Eu?”)

Para acompanhar esta receita passo a passo clique na imagem abaixo.

Panquecas sem culpa e sem glúten

Coloque no robot de cozinha 75 ml de leite magro, 150 g de aveia integral sem glúten, 100 g de banana, 100 g de queijo quark, 20 g de farinha de alfarroba, um ovo, uma colher de chá de fermento em pó, uma colher de óleo de coco e bata até obter uma pasta.

Aqueça uma frigideira antiaderente. Espalhe um pouco de óleo de coco e espere que derreta. Com a ajuda de uma colher de sopa, forme as panquecas na frigideira bem quente.

Deixe cozinhar cerca de dois minutos e dê a volta, ajudando-se de uma espátula. Repita o processo até terminar a massa. Disponha as panquecas no prato. Cubra com um pouco de queijo quark. Salpique com os frutos vermelhos e regue com um pouco de mel.

(Fonte: Blogue “Faz & Come”)

Para acompanhar esta receita passo a passo clique na imagem abaixo.

Panquecas sem culpa e sem glúten

Panquecas saudáveis de banana caramelizada

Vai começar por ligar 220 g de farinha de aveia e uma colher de chá de fermento em pó, juntando-os numa taça. Logo de seguida, adicione um ovo completo (gema e clara). Verta 150 ml de água e, com uma colher, ou vara de arames (preferencial) misture todos os ingredientes de forma a obter uma massa consistente e bem ligada.

Entretanto, em lume médio, aqueça uma frigideira antiaderente. Use, se for a gosto, um pouco de margarina vegetal para derreter. Nessa altura, deite uma concha pequena de massa e deixe cozinhar até surgirem uns “furinhos” na massa. É chegado o momento de adicionar rodelas de uma banana. Vire a panqueca, socorrendo-se de uma espátula, e deixe a fruta caramelizar.

Está pronta a panqueca, pode iniciar nova rodada com mais uma dose de massa até esta terminar.

Gostando, pode no final, servir com algumas rodelas de banana ao natural, mirtilos e um pouco de mel.

Para acompanhar esta receita passo a passo clique na imagem abaixo.

Panquecas saudáveis de banana caramelizada

Panquecas de chocolate

Numa tigela coloque quatro ovos e 150 g de açúcar, mexa bem e adicione 250 g de farinha, 7 g de fermento e 20 g de cacau em pó envolvendo bem.

No preparado anterior, verta 100 ml de leite e 50 g de manteiga amolecida, mas sempre mexendo muito bem até ter uma mistura homogénea.

Para a cobertura, comece por levar 100 ml de natas ao lume até ferver e numa tigela. Parta 100 g de chocolate de culinária aos pedaços. Verta a nata sobre o chocolate e mexa até ficar cremoso.

Coloque uma frigideira antiaderente, untada com um pouco de manteiga, e verta uma concha de massa. Deixe cozinhar pelo menos dois minutos de cada lado. Após ter as panquecas todas feitas, sirva com a cobertura de chocolate por cima.

(Fonte: Blogue “Saliva”)

Para acompanhar esta receita passo a passo clique na imagem abaixo.

Panquecas de chocolate

Panquecas de banana e mirtilo

Esmague três bananas maduras com um garfo. Coloque as bananas numa tigela e junte dois ovos batidos e 50 g de coco ralado. Bata muito bem e junte 100 g de mirtilos, envolvendo suavemente na massa.

Numa frigideira, aqueça um pouco de óleo de coco e verta três colheres de sopa da massa por cada panqueca. Deixe cozinhar bem de um lado, e só quando a massa assentar bem e dourar por baixo, vire com cuidado e usando uma espátula.

Deixe, depois, cozinhar do outro lado. Cozinhe toda a massa da mesma forma e sirva as panquecas empilhadas, com maple syrup, coco ralado e mirtilos frescos.

(Fonte: Blogue “Ananás e Hortelã”)

Para acompanhar esta receita passo a passo clique na imagem abaixo.

Panquecas de banana e mirtilo