Neste século XXI, as redes sociais são um pouco como os mercados financeiros. Mostram-se agitadas, nervosas, inspiradas, entram em turbulência, outras vezes ronronam como gatinhos mimados. Plataformas como o Instagram ou Pinterest passaram a ditar tendências e modas.

Não se sabe bem porquê, talvez por mimetismo, mas rapidamente aquilo que é a criação de um, torna-se a ideia e a produção de muitos. Como se gosta de dizer atualmente “viral”. E vai daí, o vírus alastra sob a forma de milhões de imagens.

A doçaria não é imune a estas agitações das redes sociais. Dos bolos unicórnio, aos espelhados, até aos congéneres inspirados na arquitetura, as tendências na pastelaria ai estão a animar as plataformas de partilha de ideias e criações.

De quando em vez, nascem híbridos. É o que acontece com uma das mais recentes tendências na arte do cake design. Dão-lhe o nome de bolos galáxias, pelas razões óbvias expostas na sua decoração e estrutura. Nasceram inspirados nos bolos espelho, num cruzamento com a cor do ano de 2018, o violeta.

Certo é que as redes de partilha de imagens estão pejadas destas criações inspiradas em elementos astronómicos e que já chegaram às festas de aniversário, aos casamentos, aos bolos infantis, mas também para adultos e, inclusivamente, aos muffins.

Na base de produção destes bolos estão os habituais ingredientes de cake design, pastas alimentares, corantes, adereços comestíveis. Acresce o ingrediente que não se adquire em nenhum linear, a criatividade. E, como em tudo o mais, viral ou não, podemos dizer que o que vai sobrando nuns lados, falta em outros. Coisas das tendências.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.