Em destaque

Bolo de iogurte com tâmaras e curgete

Uma delícia original com menos gorduras e hidratos de carbono do que a receita tradicional. Uma especialidade validada pela nutricionista Patrícia Trindade.

Ingredientes

Iogurte natural (sem adição de açúcar ou adoçantes artificiais) 1 unidade
Ovos inteiros 2 (grandes)
Claras de ovos 2 (grandes)
Farinha de aveia integral 120 g
Tâmaras 200 g
Vagem de baunilha 1 unidade
Sementes de tukmaria (cerca de 10 g) 1 colher de sopa
Curgete 120 g

Preparação

1. Pré-aqueça o forno a 200º C. Lave e descasque a curgete. Triture-a, com o auxílio de uma varinha mágica, de modo a obter um creme com uma textura homogénea. Recorrendo a uma picadora, triture as tâmaras.

2. Numa tigela, disponha o iogurte, o creme de curgete, as gemas de ovo (previamente separadas das claras) e a raspa da vagem de baunilha. Misture todos os ingredientes com uma batedeira.

3. Acrescente a farinha peneirada, as tâmaras (previamente trituradas) e as sementes ao preparado anterior e misture bem. Bata as claras em castelo e envolva-as na mistura.

4. Coloque a massa do bolo numa forma de silicone e leve ao forno durante cerca de 30 minutos. Depois de cozido, retire do forno e deixe arrefecer. Sirva frio.

Dicas

Se é intolerante à lactose, substitua o iogurte natural por um de soja natural, com baixo teor de gordura e açúcar. Este clássico que habita no nosso imaginário infantil pode ser recriado sem perder identidade ou sabor. Com um toque de Patrícia Trindade, do Instituto Prof. Teresa Branco, esta receita permite servir um bolo igualmente delicioso mas mais interessante do ponto de vista nutricional. Uma fatia deste bolo contém 338,1 kcal e menos 0,1 g de proteínas, menos 20,8 g de gorduras e menos 36,4 g de hidratos de carbono do que a receita original.
Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.