Em destaque

Carne de porco levemente assada à moda do México (cochinita pibil)

Ingredientes

Pasta de especiarias do Yucatan
Sumo de lima acabada de espremer 50 ml
Sumo de laranja fresco 50 ml
Alho fresco 10 colheres de sopa (cerca de 10 dentes de alho)
Annatto 3 colheres de sopa
Coentro Folhas Margão 4 colheres de sopa
Orégãos Folhas Margão 4 colheres de sopa
Moinho Sal do Mediterrâneo 4 colheres de sopa
Cominhos Moídos Margão 4 colheres de sopa
Pimenta Preta Moída Margão 1 colher de sopa
Cravinho Moído Margão 1/2 colher de sopa
Carne de porco (Cochinita pibil)
Sumo de lima acabada de espremer 125 ml
Sumo de laranja fresco 125 ml
Alho fresco 3 colheres de sopa (cerca de 10 dentes de alho)
Pasta de especiarias do Yucatan 100 g
Carne de porco do fundo, com a gordura visível aparada e cortada em 4 pedaços 2700 g
Cebolas em pickle
Cebolas vermelhas médias cortadas finamente 3
Vinagre branco 125 ml
Sumo de laranja 50 ml
Água a ferver 600 ml
Sumo de lima 2 colheres de sopa
Piripiri moído Margão 1 colher de sopa
Para servir
Tortilhas 16
Queijo Romero 175 g
Limas cortadas aos quartos 3

Preparação

1. Para a pasta de especiarias do Yucatan, coloque todos os ingredientes numa misturadora. Tape e mexa a uma velocidade média até ficar uma mistura suave.
2. Para a carne de porco, misture os sumos, o alho e a pasta de especiarias do Yucatan numa tigela média até estarem bem envolvidos, Verta sobre a carne, dentro de um saco de plástico hermético grande. Esfregue a marinada por toda a carne. Leve ao frigorífico de um dia para o outro.
3. Retire a carne de porco do frigorífico. Coloque-a num tabuleiro grande. Reserve durante 30 minutos à temperatura ambiente.
4. Leve a forno pré-aquecido a 160ºC durante 4 horas ou até que a carne esteja muito tenra. Desfaça a carne usando dois garfos. Misture com o molho, no tabuleiro, Sirva com cebolas vermelhas em pickle.
Cebolas em pickle
1. Coloque as cebolas vermelhas cortadas em rodelas finas numa tigela resistente ao calor. Adicione água a ferver para cobrir. Reserve durante 15 minutos. Escorra e passe por água fria.
2. Entretanto coloque o  vinagre branco, o sumo de laranja fresco e água, o sumo de lima acabada de espremer e o piripiri Margão a ferver num tachinho, em lume médio-alto. Retire do lume. Reserve durante 15 minutos.
3. Verta sobre as cebolas, na tigela, Tape. Leve ao frigorífico 2 a 3 horas para marinar a cebola. Escorra antes de servir. Guarde num frasco com tampa ou num recipiente de cerâmica, no frigorífico, até 1 semana. Dá 2 chávenas.

Dicas

Um prato mítico da península do Yucatan, no México, o Cochinita Pibil fica em marinada de um dia para o outro, em sumo de citrinos, alho e uma pasta característica de annatto (achiote), sémentes de coentros, orégãos e cominhos. Para servir, desfaça esta carne suculenta usando dois garfos e delicie-se, fazendo-a acompanhar de tortilhas e cebolas em piclke. O prato Cochinita Pibil é normalmente preparado com sumo de laranja amarga. Este pode encontrar-se na secção latina dos supermercados. Se não encontrar, use uma chávena de sumo de laranja amarga em vez do sumo de lima e do sumo de laranja. O anato dá uma cor vermelha fantástica aos pratos. Se não encontrar, substitua por Paprika Margão. Sirva a carne de porco e as cebolas vermelhas em pickle sobre tortilhas com queijo desfeito, malagueta serrano cortada em rodelas, folhas de coentros frescos e quartos de lima.

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.