Em destaque

Cenouras assadas com tomilho e limão

Cenouras, chalotas, um pouco de sumo de limão, e tomilho. O resultado é excelente

Ingredientes

Cenouras 500 g
Chalotas pequenas 10
Raminho de tomilho 1
Sumo de limão 2 (limões)
Azeite 1/2 chávena
Sal grosso q.b.

Preparação

Descasque as cenouras e as chalotas. Corte as cenouras em quatro, no sentido longitudinal. Deixe as chalotas inteiras ou corte-as ao meio, se preferir.

Branquear as cenouras

Preparação na Bimby/Thermomix
Coloque no copo 500g de água e a Varoma com as cenouras. Programe 10-15 min/Varoma/vel 1. Retire a Varoma e passe as cenouras de imediato por água fria com gelo.

Método tradicional
Deixe ferver bem água com pouco sal numa panela grande. Coloque as cenouras num escorredor, cesto ou coador que se adapte à panela. As cenouras devem circular dentro do recipiente. Ponha as cenouras na água, tape e deixe a água voltar ao ponto de ebulição o mais depressa possível. Volte a mexer os legumes assim que a água recomeçar a ferver. Deixe ferver uns minutos e passe as cenouras por água gelada ou água fria corrente até arrefecerem por completo; escorra e seque com papel de cozinha.

No forno
Depois de branquear coloque uma folha de papel vegetal por cima de um tabuleiro de ir ao forno e ponha as cenouras e as chalotas em cima. Reserve.

À parte, numa tigela, misture o azeite e o sumo dos limões. Deite por cima dos legumes reservados e polvilhe com sal. Leve ao forno a 210º C durante aproximadamente 45 minutos ou mais, dependendo do tamanho das cenouras. Pode tapar com papel de alumínio para acelerar a cozedura.

Com uma tesoura corte o ramo de tomilho grosseiramente. Polvilhe por cima do preparado no forno 15 minutos antes do final.

Dicas

Branquear? Técnica de cozinha que se utiliza quando se pressupõe que os alimentos vão voltar a ser cozinhados. Utiliza-se para preparar legumes crus para uma cozedura final posterior - por exemplo, se for fritá-los sem gordura ou salteá-los e quiser fazer alguma preparação prévia - e para congelar. Branquear inibe a ação de enzimas que pode ocorrer durante a congelação, deixando os legumes em bom estado para uma cozedura posterior.
Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.