Em destaque

Folar folhado em flor (ou rosas)

Não é uma receita de produção rápida. Contudo, o que seria a mesa pascal sem este belo folar?

Ingredientes

Massa

Farinha sem fermento 560 g
Fermento fresco 25 g
Sumo de laranja 1 unidade
Leite morno 75 ml
Manteiga Derretida 120 g
Cálice de Águardente 1/2 unidade
Açúcar 3 colheres de sopa
Erva-doce em pó 1 colher de chá
Canela 1 colher de chá
Ovo 1 unidade
Sal uma pitada

Recheio

Manteiga Derretida 150 g
Mel 8 colheres de sopa
Açúcar Amarelo 100 g
Canela em Pó 3 colheres de sopa

Preparação

Colocar a farinha e o sal num alguidar fundo e abrir uma cavidade no centro. Desfazer o fermento no leite morno e colocá-lo na cavidade feita. Juntar o açúcar, a erva-doce, a canela, a manteiga, o ovo, o sumo de laranja e a aguardente. Misturar a farinha com os líquido, retirando-a das laterais para o centro, amassar muito bem até obter uma massa macia. Cobrir com um pano e deixar levedar até dobrar o volume.

Preparar uma forma redonda, com 22 cm, untar com manteiga e forrar com papel vegetal no fundo e laterais.

Preparar a mistura de açúcar e canela. Retirar a massa para uma superfície enfarinhada e dividi-a em oito porções com o mesmo peso (as minhas pesavam entre 128 gr e 130 gr).
Esticar uma de cada vez com ajuda do rolo (deverá ficar fina) até obter, mais ou menos, a forma de retângulos (aproximadamente 8x24cm).

Pincelar com a manteiga derretida, polvilhar abundantemente com a mistura de açúcar amarelo e canela e regar com uma colher de sopa de mel. Enrolar a massa de fora para dentro, dobrando as pontas para dentro, depois enrolar todo o seu comprimento a partir de uma das pontas.

Colocar na forma, começando a dispor pelo centro. Repetir o mesmo procedimento dispondo as restantes porções de massa em redor, deixando um pouco de espaço entre elas para que possam crescer ainda no segundo processo de levedação. Tapar a forma com um pano ou manta e deixar novamente a levedar até que dobre de volume.

Dispor umas nozes de manteiga sobre as rosas de massa, polvilhar com um pouco de açúcar amarelo e canela e leve ao forno pré-aquecido a 190 ºC durante aproximadamente 30 a 40 minutos. Se o topo começar a queimar cobrir a forma com uma folhar de alumínio.

Retirar do forno, deixar arrefecer completamente na forma e desenforma.

Dicas

Para acelerar o processo de levedação pode pré-aquecer o forno a 100ºC, desligá-lo e colocar a forma dentro do forno tapada com uma folha de alumínio até que a massa duplique de volume. Fiz este processo na segunda levedação.

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.