Em destaque

Granola caseira com tâmaras e quinoa

Os seus dias vão começar ainda melhor com esta delícia, saborosa, equilibrada e com menos gordura, proposta por Patricia Trindade, especialista em nutrição. Uma alternativa muito completa para pequenos-almoços e lanches.

Ingredientes

Flocos de quinoa 100 gr
Flocos de trigo-sarraceno 100 gr
Arroz integral tufado 50 gr
Tâmaras sem caroço 80 gr
Bagas de arónia 50 gr
Noz-pecã 150 gr
Amêndoas 100 gr
Pevides de abóbora 100 gr
Sementes de girassol 100 gr
Sementes de chia 30 gr
Sumo de maçã natural 100 ml
Água 150 ml
Óleo de coco virgem 5 gr
Canela 3 colheres de chá
Canela 3 colheres de chá
Gengibre em pó 1 pitada

Preparação

1. Pré-aqueça o forno a 180º C. Disponha os flocos de quinoa, trigo-sarraceno e o arroz tufado numa tigela. Corte as tâmaras em pedaços.

2. Coloque a noz-pecã e a amêndoa num processador de alimentos e triture durante alguns segundos, de modo a obter pedaços mais pequenos, mas sem deixar ficar em farinha. Adicione os frutos oleaginosos à mistura de cereais e envolva todos os ingredientes.

3. Disponha, num tacho, o sumo de maçã, a água, as tâmaras, o óleo de coco e três colheres de chá rasas de canela. Deixe cozinhar, em lume brando, durante cerca de cinco minutos, mexendo ocasionalmente. Quando engrossar, disponha o preparado sobre a mistura de cereais e frutos oleaginosos e misture bem.

4. Forre um tabuleiro refratário com uma folha de papel vegetal. Adicione o preparado e espalhe sobre o tabuleiro. Leve ao forno durante cerca de 30 minutos, até adquirir uma textura mais crocante, tendo o cuidado de mexer a granola de 10 em 10 minutos, para não deixar queimar.

5. Enquanto aguarda que a granola esteja preparada, disponha, numa tigela, as sementes, incluindo pevides de abóbora, de girassol e de chia, assim como as bagas de arónia. Misture bem e reserve.

6. Após os 30 minutos no forno, adicione ao preparado a mistura de sementes e bagas de arónia e envolva todos os ingredientes. Desligue o forno, mas mantenha a granola durante mais alguns minutos ou até o forno arrefecer.

7. Retire a granola do forno e, quando estiver fria, guarde num recipiente hermético, num local seco.

Dicas

Substitua metade das tâmaras por alperces secos e, em vez das bagas de arónia, use bagas de goji. Vai gostar do sabor! Com ingredientes nutritivos e naturais, a versão original desta granola que aqui lhe propomos é muito completa. Isenta de glúten e sem açúcares adicionados, está repleta de gorduras saudáveis e de fibras, que promovem a saciedade prolongada. Tem cerca de mais 0,9 gr de proteínas e mais 3,3 gr de hidratos de carbono e menos 11,2 gr de gordura e 17,9 kcal do que as granolas tradicionais. Além disso, a quinoa e o trigo-sarraceno são ricos em proteínas e fibras e, por isso, absorvidos lentamente pelo organismo, garantindo o equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue. O elevado teor em fibras desta versão desenvolvida por Patricia Trindade, especialista em nutrição no Instituto Prof. Teresa Branco, favorece o funcionamento do trânsito intestinal. Uma porção de 40g fornece aproximadamente 170,1 kcal, 11,4 gr de gordura, 5 gr de proteínas e 11,7 gr de hidratos de carbono.
Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.