Em destaque

O verdadeiro bolo de bolacha

O chefe Rui Ribeiro recupera memórias familiares e apresenta-nos este bolo com bolachas, bem molhadas em café e manteiga, muita manteiga, batida com açúcar.

Ingredientes

Bolacha maria, ou tostada 2 embalagens de (cerca de 400 gramas)
Café bem forte, expresso ou instantâneo, quente 500 ml
Gema de Ovo 1
Açucar em pó 200 g
Manteiga à temperaturas ambiente 200 g
Bombons de chocolate e avelã para decorar (opcional) usar a gosto

Preparação

Bata a manteiga até ficar fofa e esbranquiçada. É importante que esteja à temperatura ambiente. Se, mesmo assim, se apresentar ligeiramente dura, leve-a ao micro-ondas durante alguns segundos, mas com cuidado para não derreter.

Reduza a velocidade da batedeira e adicione o açúcar, com cuidado para não salpicar tudo. Volte a aumentar a velocidade da batedeira e bata até obter um creme muito fofo e leve.

Adicione uma a duas colheres de sopa de café e a gema e bata mais um pouco.

Verta parte do café para um prato e comece a montagem:
Molhe as bolachas, uma de cada vez e dos dois lados, e disponha-as no prato de serviço, formando uma camada com a forma que desejar, seja um retângulo/quadrado ou uma flor, caso opte por utilizar bolachas circulares.

Barre cuidadosamente com o creme. Alise com uma espátula e repito o processo enquanto tiver bolachas e creme, reservando parte deste para a cobertura.

Barre o topo e as laterais do bolo com creme  e decore com algumas bolachas trituradas. Leve ao frio durante, pelo menos, umas três horas. O ideal é fazer este bolo no dia anterior.

No momento de servir, decore com alguns bombons.

O bolo de bolacha da minha mãe

Dicas

É de suma importância que a manteiga esteja à temperatura ambiente, ou seja amolecida antes da preparação do creme. Pode utilizar bolacha maria, ou bolacha torrada. Se gostar de sobremesas com um sabor intenso a café, utilize café expresso. É importante deixar o bolo repousar, no mínimo, três horas no frio antes de servir, para que as camadas assentem e ganhem firmeza.
Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.