Em destaque

Pernas de frango assadas com gratinado de batata e alho francês baby

Esta receita dá-nos uma boa razão para não repetirmos velhas fórmulas nos acompanhamentos. Diversificar na alimentação não é assim tão difícil

Ingredientes

Pernas de frango 4 unidade
Limas 2 unidade
Gengibre fresco aproximadamente 2 cm
Dentes de alho, picados 2 unidade
Sal e pimenta moída na hora adicionar a gosto
Azeite Extra Virgem 1 colher de sopa
Vinho Branco 2 dl
Batatas médias 4 (aproximadamente 650 g)
Alho francês baby 100 g
Leite 1 chávena
Natas para bater 1 chávena
Farinha 1 colher de sopa
Manteiga 1 colher de chá
Dente de Alho 1 unidade
Queijo parmesão ralado na hora usar a gosto
Sal e pimenta moída na hora usar a gosto

Preparação

Tempere as pernas de frango com o sumo e raspa das limas, gengibre fresco ralado, alho picado, sal e pimenta moída na hora. Deixe a marinar durante, pelo menos, duas horas.

Pré-aqueça o forno a 200 ºC.

Unte uma assadeira com manteiga e esfregue o dente de alho, cortado ao meio, pelo fundo e pelos lados. Descasque as batatas e, com uma faca bem afiada ou uma mandolina, corte em rodelas bem finas e reserve. Misture bem o leite, as natas e a farinha, tempere com sal e pimenta e reserve. Lave os alhos franceses, descarte as pontas verdes e reserve.

Coloque uma primeira camada de batatas no fundo da assadeira e rale queijo parmesão por cima. Coloque mais duas camadas de batatas e queijo e adicione cerca de metade da mistura do leite. Continue com o resto das batatas, juntando queijo ralado entre cada camada, e finalize com o restante leite. Disponha os alhos franceses por cima e mais um pouco de queijo parmesão ralado no fim.

Numa frigideira que possa ir ao forno, aqueça uma colher de sopa de azeite em lume médio-alto e coloque as pernas de frango com a pele para baixo. Deixe cozinhar durante cinco minutos, até a pele estar bem dourada, vire e cozinhe mais cinco minutos. Retire o frango, junte o vinho branco e deixe cozinhar três a quatro minutos. Com uma colher de pau, vá raspando os bocadinhos que tinham ficado agarrados ao fundo, para fazer o molho.

Leve o gratinado e o frango ao forno durante uma hora, ou até que o frango esteja bem cozinhado e as batatas cozidas (teste com um palito).

Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.