Em destaque

Tart tartin de pera rocha

Ingredientes

Açúcar fino 100 g
Baunilha 1 vagem, golpeada no sentido do comprimento, sem sementes
Peras rocha firmes 5 igeiramente verdes, sem casca, sem caroço e esfregadas com sumo de limão
Manteiga sem sal 20 g
Gengibre moído 1/2 colher de chá
Amêndoas em lasca, tostadas 1 mão cheia
Massa folhada pronta a usar 250 g
Ovo grande 1
Leite 1 colher de chá
Tomilho frescos alguns raminho

Preparação

Pré-aqueça o forno a 190ºC. Coloque o açúcar, a vagem de baunilha e 100ml de água numa frigideira de fundo pesado que possa ir ao forno de 20cm e deixe levantar fervura. Ferva este xarope em lume brando até engrossar e se transformar num caramelo com uma bonita cor castanho-escura. (Quando faz caramelo, é importante que não o mexa de todo porque isso pode afetar a forma como o açúcar se comporta!)
Corte todas as peras em 6 fatias. Coloque as peras no caramelo e movimente-as suavemente para ficarem cobertas com uma bela camada de caramelo. Misture a manteiga e reduza durante mais 10 ou 15 minutos, até ficar com um molho de caramelo espesso e amanteigado. Cuidadosamente, retire do lume e polvilhe com o gengibre e depois com as amêndoas.
Em seguida, estenda a massa até ter aproximadamente a espessura de 3mm e corte-a num círculo do tamanho da frigideira, para que caiba à justa lá dentro. Misture o ovo com o leite; depois, estenda a massa folhada em cima das peras, prendendo-a entre a borda da forma e as peras, e pincele o topo da massa com um pouco da mistura de ovo.
Coloque a frigideira no forno pré-aquecido durante cerca de 40 minutos (dependendo do tempo de cozedura da massa), até a massa estar castanho-dourada no topo, e depois retire do forno e ponha de lado para arrefecer.
Para virar a tarte, tape cuidadosamente a frigideira com um prato e, usando um pano ou uma pega de cozinha, ponha a mão no topo. Com muito cuidado, porque será caramelo líquido quente, vire rapidamente a tarte para cima do prato.
Sirva imediatamente, polvilhando-a com um pouco de tomilho.

Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.