Em destaque

Tartes fritas de maçã com caramelo

Estas deliciosas tartes fritas são recheadas com maçã e caramelo. Estão no seu melhor quando acabadas de fritar; por isso o ideal é comê-las ainda quentes.

Ingredientes

Massa

Farinha de Trigo 1 chávena + 2 colheres de sopa
Açúcar granulado 2 colheres de chá
Sal Marinho 1/2 colher de chá
Canela em Pó 1/2 colher de chá
Manteiga fria 100 g
Água Gelada 3-5 colheres de sopa

Recheio de maçã

Maçãs 250g de (cerca de 2 maçãs)
Açúcar granulado 3 colheres de sopa
Manteiga 25 g
Sal Marinho 1/4 colher de chá
Canela em Pó 1/2 colher de chá
Amido de Milho 1 colher de chá
Sumo de limão 1 colher de chá

Fritar

Óleo vegetal 3 chávenas

Preparação

Massa

Misture a farinha, o açúcar, o sal e a canela numa taça. Corte a manteiga em cubinhos e junte à mistura de farinha. Trabalhe a farinha e a manteiga com as pontas dos dedos até a massa esfarelar.

Adicione a água (comece com 1 colher de sopa e junte mais, aos poucos, se a massa estiver muito seca) e misture com um garfo. Se pegar num pouco de massa e ela se mantiver ligada quando a apertar, tem água suficiente.

Cubra a massa com película aderente e achate-a um pouco. Envolva a massa completamente com a película e leve-a ao frigorífico durante pelo menos 1 hora, de preferência de um dia para o outro.

Recheio de maçã

Descasque as maçãs, retire-lhes o centro e corte-as em cubos de 1cm x 1cm.

Ponha o açúcar numa caçarola com fundo térmico e aqueça em lume médio. Quando o açúcar começar a derreter em volta, empurre-o para o centro da caçarola, até derreter e começar a ficar dourado – tenha cuidado para não queimar.

Junte a manteiga ao açúcar derretido, um pouco de cada vez, mexendo sempre.

Adicione os cubos de maçã, o sal e a canela, mexa e deixe cozer em lume brando durante 4-5 minutos, até as maçãs amaciarem.

Dissolva o amido de milho no sumo de limão e junte à mistura de maçã, mexendo sempre. Sem parar de mexer, deixe o recheio cozer em lume brando, até engrossar um pouco. Tire do lume e deixe arrefecer completamente.

Cozer e fritar

Tire a massa do frigorífico e deixe-a à temperatura ambiente durante alguns minutos. Estenda-a numa superfície polvilhada com farinha. Corte círculos pequenos, com cerca de 7,5cm de diâmetro, com um corta-massas ou um copo. Transfira metade dos círculos para um tabuleiro forrado com papel vegetal.

Ponha uma colher de sopa cheia de recheio em cada círculo de massa do tabuleiro. Pincele o rebordo com água, cubra com o outro círculo e pressione‑os. Com um garfo, faça um padrão em volta do rebordo. Leve ao frigorífico enquanto o óleo aquece.

Deite cerca de 3 cm de óleo numa caçarola funda e com fundo térmico. Aqueça o óleo a 180 °C (verifique com um termómetro de cozinha).

Frite as tartes, duas de cada vez, durante cinco a seis minutos, virando‑as a meio do tempo e verificando se a temperatura se mantém nos 180 °C. Com uma escumadeira, transfira as tartes para papel de cozinha. Deixe-as arrefecer um pouco; sirva com Gelado de Baunilha, se desejar.

Esta receita é parte integrante do livro "Tartes Caseiras".

Receita do parceiro
J.M.A

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.