Em destaque

Torta de mel

Ingredientes

Gemas 10
Ovos 2
Açúcar 300 g
Água 159 ml
Manteiga 50 g
Mel de boa qualidade 2 colheres de sopa
Canela q.b.
Miolo de amêndoa granulado 100 g
Natas 200 ml

Preparação

Pré-aqueça o forno a 210º C.
Num tacho, cubra o açúcar com água, leve ao lume e deixe ferver durante três minutos. Retire do lume e deixe arrefecer.
Enquanto espera que a mistura da água e o açúcar comece a ferver, barre com manteiga uma forma retangular, cubra a parte de baixo com papel vegetal, e barre novamente com manteiga.
Com a batedeira elétrica, misture as gemas e os ovos e a seguir junte a calda já arrefecida, a manteiga previamente derretida e também arrefecida, e uma colher de sopa de mel.
Quando estiver tudo muito bem batido pode colocar a mistura na forma e levar ao forno pré-aquecido num tabuleiro com água quente durante 15 minutos.
Enquanto a torta está no forno, leve o miolo de amêndoas ao lume baixo numa frigideira e mexa de vez em quando até dourar.
A seguir bata as natas com uma batedeira elétrica (não se esqueça de pôr as natas no congelador 15 minutos antes de as bater) e reserve no frigorífico.
Por ser uma torta muito húmida, quando retirar do forno deixe arrefecer por completo antes de desenformar, e quando estiver fria pode desenformá-la colocando-a por cima de uma folha de papel vegetal.
Barre o interior da torta com a outra colher de sopa de mel, polvilhe com as amêndoas torradas e canela, e pode enrolar.
Uma vez enrolada pode barrá-la com as natas previamente batidas e polvilhar com o miolo de amêndoas tostado.

Dicas

É muito importante que não mexa a calda do açúcar enquanto estiver a aquecer e a ferver porque se mexer poderá fazer com que o açúcar cristalize. Mexa um pouco antes de levar ao lume e depois deixe levantar fervura em lume brando.
Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.