Em destaque

Tortilla à «portunhola»

Ingredientes

Batatas de tamanho médio 6
Ovos de tamanho L 10
Cebola média 1
Pimento grande 1
Óleo 1 copo

Preparação

Descascar as batatas e cortá-las em cubos pequenos ou às rodelas fininhas. Colocar a aquecer o óleo durante cerca de um minuto numa frigideira funda. Distribuir as batatas cortadas na frigideira e deixá-las dourar.
Quando as batatas já estiverem douradas podemos misturar a cebola e o pimento, previamente cortados em pequenos pedaços. Mexer e esperar que a cebola e o pimento fiquem cozinhados.
Entretanto vá batendo os dez ovos e reserve.
Passar todos os ingredientes que estão na frigideira por um passador, de maneira a retirar o excesso de óleo e voltar a colocar os ingredientes na frigideira sem adicionar mais óleo.
Quando verificar que a frigideira já aqueceu os ingredientes o suficiente deve colocar os ovos batidos por cima das batatas, cebola e pimento. Estes deverão ficar praticamente cobertos pelo líquido dos ovos batidos.
Deixar cozinhar a lume brando por cerca de dois minutos, tentando acertar sempre nos cantos com uma espátula fazendo já a forma circular da tortilla.
Quando vir que apenas ficou um pouco de líquido na parte de cima e que o restante já está cozinhado, podem virar a tortilla recorrendo à tampa de uma panela que seja de diâmetro superior à largura da frigideira, e lisa.
Esta é, na minha opinião, a parte mais complicada...Porque nem sempre é fácil fazer com que a tortilla deslize novamente para a frigideira e acertar no sítio certo (faça esta parte com calma e pressas.)
Assim que deslizar e levar a cozinhar do outro lado é só esperar e deixar o tempo necessário conforme o gosto de cada um. Isto porque há quem goste da tortilla com os ovos um pouco crus e outras pessoas preferem a tortilla bem tostadinha.

Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.