Em destaque

Tronco de Natal light com chocolate negro

Uma dietista e um chef criaram, exclusivamente para a Saber Viver, uma sobremesa irresistível, menos calórica do que a versão tradicional. Experimente e delicie-se!

Ingredientes

Gemas 10 (grandes)
Açúcar light 90 g
Claras 5 (grandes)
Cacau 45 g
Chocolate negro 300 g
Leite magro 50 g
Natas 200 ml

Preparação

1. Bata as gemas com 60 g de açúcar. Noutro recipiente, bata as claras em castelo com 30 g de açúcar. Envolva o primeiro batido com metade das claras.

2. Adicione o cacau previamente peneirado ao preparado anterior e acrescente as restantes claras.

3. Coloque a massa num tabuleiro forrado com papel próprio para cozer e leve ao forno a 200º C durante cerca de vinte e cinco minutos, controlando a cozedura.

4. Retire do forno e vire sobre uma folha de papel polvilhada com açúcar.

5. Prepare o recheio. Ferva o leite com as natas e deite o chocolate partido sobre as natas, mexendo bem até obter uma consistência homogénea. Espalhe com uma espátula o recheio sobre o biscuit cozido e completamente arrefecido.

6. Enrole o biscuit e coloque no frigorífico durante 20 minutos.

7. Corte na diagonal as extremidades do biscuit. Coloque-o numa travessa e faça a montagem de forma aparecer um tronco. Cubra o tronco com a cobertura liquida. Decore com groselhas e raspas de chocolate e sirva. Boas festas!

Dicas

Adicione 20 g de erva-doce e 15 g de gengibre em pó à receita quando adicionar o cacauNesta receita, desenvolvida por Cláudia Viega em conjunto com Nélson Félix a pensar em quem não quer ganhar quilos extra nesta quadra, foi usado açúcar light composto por sacarose e sucralose. Ao contrário do adoçante, o uso de açúcar light nesta receita permite reduzir o teor calórico sem alterar o resultado final em termos de volume e textura. Bom proveito!
Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.