O bosu balance trainer, do inglês both sides up, assemelha-se a metade de uma bola gigante sobre a qual se praticam exercícios. Quando mantém o equilíbrio sobre o bosu, reforça os movimentos e as posturas que adota na sua vida quotidiana e vai adquirindo agilidade. Estes exercícios baseiam-se na fisioterapia e não só melhoram o aspeto do corpo como também beneficiam os ligamentos, o equilíbrio e a força.

Para além disso, o bosu possibilita inúmeras formas de trabalho físico, já que é possível realizar exercícios nas suas duas superfícies. Além de aumentar a coordenação e a agilidade, aumenta a resistência dos músculos, do coração e dos vasos sanguíneos, melhora o equilíbrio, reforça os ligamentos e as articulações, melhora a preparação aeróbia e queima gorduras Descubra, de seguida, outras três vantagens.

1. Melhora o equilíbrio

Trabalhar sobre uma superfície desigual coloca o seu equilíbrio à prova e obriga-o a usar e fortalecer os músculos que estabilizam o segmento corporal central, do pescoço aos joelhos. A estabilidade exercita-se através de várias posições e movimentos que mobilizam os músculos agonistas e antagonistas, os neutralizadores e os estabilizadores.

2. Aumenta o controlo postural

É a capacidade de perceber a própria posição e ganhar consciência da simetria corporal e equilíbrio. Manter-se de pé no bosu balance trainer requer o correto alinhamento do corpo, sobretudo da coluna vertebral, o que acaba por se traduzir numa melhoria do controlo postural.

3. Beneficia o funcionamento do coração

O bosu balance trainer utiliza-se como um step aeróbico mas exige mais equilíbrio, controlo e estabilidade, já que equilibrar-se na superfície arredondada da sua cúpula é mais complicado. Ainda assim, pode ser também mais divertido! Utilizá-lo regularmente nos seus treinos, o que muitos treinadores pessoais recomendam nos planos de treino que desenvolvem, aumenta a resistência e força muscular e cardíaca.

Alguma vez treinou com um bosu balance trainer? Saiba o que pode fazer por si

Faça-o com segurança

As recomendações a ter antes de passar da teoria à prática:

- Pergunte ao seu médico se o bosu balance trainer é um exercício adequado para si.

- Encha bem o bosu balance trainer.

- Coloque-o sobre uma superfície plana e uma esteira antiderrapante.

- Use sempre calçado desportivo para evitar escorregar.

- Seque a superfície humedecida pelo suor.

- Trabalhe ao seu próprio ritmo e de acordo com o seu nível físico.

- Respire de forma regular e profunda para oxigenar bem os seus músculos.

Quem pode treinar com este equipamento

O bosu balance trainer é adequado a todas as idades e formas físicas, sempre que for orientado por um profissional, para evitar possíveis e indesejáveis lesões. Ao utilizá-lo nos seus treinos, tenha sempre presente que o controlo da força e do ritmo deve ser ajustado a cada exercício e indivíduo, como alertam e recomendam muitos treinadores pessoais que sugerem a sua utilização um pouco por todo o mundo.

Texto: Madalena Alçada Baptista

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