Parabéns! Atingiu o seu peso ideal. E, contudo, não está completamente satisfeita com a sua forma física. De facto, ver os quilos diminuir não é tudo na vida de uma mulher. Se o seu problema não é o valor que a balança marca, aquilo que precisa é de um pouco mais de firmeza e de definição muscular. Precisa, em termos práticos, ao contrário do que possa pensar, de substituir a massa gorda por músculo e não de perder peso.

O sedentarismo é um dos principais culpados de um corpo flácido e pouco definido, um problema que afeta milhões de mulheres e de homens em todo o mundo. Portanto, para lutar contra este problema, o exercício físico é essencial. Mas não chega. Há mais! Há massagens, cremes, alimentos... Conheça, de seguida, as melhores estratégias e conquiste uma silhueta de sonho. Ainda a tempo do próximo verão!

O imperativo de definir objetivos

Para traçar um objetivo claro em busca da firmeza, não basta apenas guiar-se pelas aparências. É claro que é importante gostarmos do que vemos ao espelho. No entanto, convém ter uma referência numérica. Comece por medir e por comparar a percentagem de massa gorda (gordura) e massa magra (músculo). Pode fazê-lo com um aparelho próprio disponível em algumas farmácias e até nalguns ginásios.

As balanças mais modernas, de uso doméstico, também incluem esta função. O corpo feminino contém, em média, cerca de 27% de massa gorda. Acima desse valor, o corpo perde definição e firmeza. Uma das melhores formas de a assegurar é através da prática regular de exercício físico. Se não dispõe de muito tempo no dia a dia, mude de hábitos. Ande mais a pé, troque o elevador pelas escadas e mexa-se mais.

Menu elegante para uma silhueta renovada

Para diminuir a massa gorda e conquistar um corpo firme e tonificado, opte por alimentos pouco gordos e/ou magros e também pelos mais saciantes como, por exemplo, os mais ricos em fibra, sobretudo os de origem vegetal. Na lista dos proibidos, incluem-se as batatas fritas, as natas e a maionese, os croassãs, os fritos em geral e também queijos muito gordos, como o roquefort e o queijo da serra.

O sal retém a água, o que torna o tecido conjuntivo mais flácido. Substitua-o por ervas aromáticas, preferencialmente frescas. Os coentros, a salsa, a hortelã e o tomilho são opções a considerar, tal como a salicórnia, uma planta com um travo salgado que costuma crescer nas proximidades das salinas. Diversifique também o consumo de fruta e legumes e prefira as boas gorduras do peixe, do azeite e dos frutos secos.

O sal retém a água, o que torna o tecido conjuntivo mais flácido. Substitua-o por ervas aromáticas, preferencialmente frescas. Os coentros, a salsa, a hortelã e o tomilho são opções a considerar, tal como a salicórnia, uma planta com um travo salgado que costuma crescer nas proximidades das salinas. Diversifique também o consumo de fruta e legumes e prefira as boas gorduras do peixe, do azeite e dos frutos secos.

Os gestos mais tonificantes

O nosso corpo elimina todos os dias cerca de 4% das suas células cutâneas. Para remover os resíduos à superfície da epiderme e, assim, facilitar a ação dos cremes tonificantes, faça uma esfoliação, pelo me nos, uma vez por semana. Todos os dias, no final do duche, combata a flacidez com jatos de água fria a incidir nas zonas mais problemáticas. Ainda assim, sempre que possível, mime-se no local próprio.

No spa, o duche vichy, com poderosos jatos de água, ajuda igualmente a manter os tecidos firmes, especialmente quando acompanhado de massagem manual. Este tipo de massagens torna a pele mais firme e preparam-na para a ação dos cremes. No mercado, são muitas as propostas disponibilizadas pelas principais marcas com formulações que visam a tonificação e a melhoria do aspeto da epiderme.

Os cosméticos com fórmulas tensoras

Os produtos refirmantes que integram o portefólio das principais marcas contêm princípios ativos que devolvem firmeza ao corpo. Um dos principais ingredientes utilizados nas formulações desses produtos, o silício, estimula a produção de colagénio e elastina, oferecendo firmeza aos tecidos cutâneos.

Estes produtos devem ser usados diariamente após o banho sobre a pele seca. Aplicam-se nas zonas a tratar, com movimentos circulares na zona abdominal e nádegas e movimentos amplos ascendentes no resto do corpo. Lave as mãos após a aplicação e aguarde alguns minutos antes de se vestir.

Exercícios para um corpo (mais) definido

Se só faz exercícios cardiovasculares como a aeróbica, o step e o jogging, é normal que não alcance a tonificação pretendida. Complemente o treino com exercícios de força localizados em cada grupo muscular, como é o caso do peito, das costas, das pernas, dos glúteos, dos ombros, dos abdominais e dos braços. Mas, atenção, os músculos preferem ir com calma. Por isso o melhor é fazer treinos curtos mas frequentes.

As pranchas, as elevações e os agachamentos são dois bons exercícios para tonificar aquela que é uma das áreas mais problemáticas para os homens e para as mulheres, o ventre. O ideal é repeti-lo diariamente, entre 15 a 45 segundos.  No final de cada sessão, não se esqueça de alongar cada grupo muscular trabalhado, essencial para dar aos músculos uma forma harmoniosa, um gesto que muitos esquecem.

Texto: Vanda Oliveira

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.