Devemos compreender que tal ideia é apenas um mito e resulta de algum preconceito que nós enquanto sociedade criamos.

Quantas vezes nos deparamos com alguns comentários ou situações em que os homens não praticam certos exercícios por acharem que os mesmos são muito femininos? E aqueles que não têm essa ideologia por vezes têm algum constrangimento em colocá-los em prática nos seus treinos porque não veem homens a fazê-los?

Somos nós enquanto sociedade que temos de alterar esse ponto de vista.

Vamos começar por perceber que não existem exercícios de fitness indicados só para homens ou só para mulheres. Todos nós temos os mesmos músculos no corpo.

Exercícios de fitness só para homens ou só para mulheres são um mito

O facto de vermos muitas vezes as mulheres a colocar em prática alguns exercícios, tais como, a ponte de glúteos com barra, exercícios no solo com caneleiras ou elásticos, faz com que os homens por algum machismo ou vergonha coloquem em causa tais exercícios.

Assim como existem mulheres que não praticam exercícios realizados por homens, a maior parte das vezes, porque têm também a ideia de que os mesmos são específicos para eles, como por exemplo, praticar o exercício bicípete curl, pull ups, ou treinar os soleares.

Exercícios de fitness só para homens ou só para mulheres são um mito

Nada disso, tudo tem a sua lógica. Vai depender dos objetivos de treino de cada pessoa. As mulheres por questões muitas das vezes estéticas valorizam mais um treino focado para os membros inferiores, tais como pernas e glúteos, assim como os homens dão mais ênfase aos músculos do tronco, tais como, peito, costas, ombros, bicípetes e tricípetes.

Aí está um dos maiores motivos de vermos a população feminina insistir em exercícios específicos para glúteos e a população masculina realizar quase sempre um treino com exercícios mais específicos para os membros superiores.

Assim se percebe que não existem exercícios específicos para mulheres e para homens. Existem sim, exercícios para os músculos e todos podem ser realizados por qualquer pessoa.

Cátia Ramos - Personal Trainer no Holmes Place Parque das Nações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.