Os glúteos são um dos maiores e mais fortes grupos musculares do corpo humano. Responsáveis pela locomoção e pela posição ereta, estes três músculos, pequeno, médio e grande, contribuem para a rotação externa da coxa e para a sua extensão. Dado o número de horas que passamos sentados, que é elevado em muitos casos, torna-se difícil conseguir manter os glúteos firmes e tonificados.

O treino regular, seja em aulas de grupo ou de musculação, ajuda a promover um aumento da força e consequentemente do volume dos glúteos resultando um ganho de saúde e também estético. Veja, de seguida, o que pode fazer para ganhar firmeza nesta zona do corpo, para que possa exibir a silhueta com que sempre sonhou.

No ginásio

São vários os exercícios que podem ser feitos com vista a tonificar e fortalecer os glúteos. Há uns anos, foi criado um plano de treino, disponível em vários ginásios do país, que se chama 3B, a sigla de Bum Bum Brasil. Uma plano que visa um trabalho localizado dos glúteos.

Fora das aulas, os exercícios com agachamentos ou lunges são os mais indicados. Pode também recorrer a aulas de ginástica localizada, GAP, body pump e RPM para obter glúteos mais firmes.

No dia a dia

Ande a pé, utilize as escadas em vez do elevador, corra e quando estiver sentada contraia os glúteos de forma regular e em grupos de dez a 15 repetições. Se possível, combine a caminhada com passeios de bicicleta, para resultados ainda melhores.

Revisão: Bruno Brito (personal trainer)