Na época do Natal e passagem de ano cometemos alguns excessos alimentares: não só durante os dias festivos mas também ao longo do mês de dezembro. Entre jantares com amigos e convívios de família, damos por nós a tentar convencer-nos de que “um dia não são dias” e depois de um sonho aqui, uma fatia de bolo-rei ali ou uma filhós acolá, reparamos que a balança nos surpreendeu com uns quilinhos a mais e não sabemos o que fazer para recuperar.

Neste artigo, vão poder encontrar um proporcional entre as calorias de cada “pecado” natalício e a quantidade de exercício físico correspondente, mas como sabemos a quantidade de calorias que gastamos em cada exercício?

Que exercícios devemos fazer para

O Compêndio das Atividades Físicas, juntamente com estudos feitos pelas Universidades de Winsconsin e Fitchburg (Dr. Jeff Godin) permitem-nos calcular qual o equivalente metabólico de cada exercício (MET) para um determinado peso e/ou altura, e posteriormente convertê-lo em calorias.

Assim sendo, e tento em conta uma pessoa com aproximadamente 80Kg, obtemos a seguinte conversão:

Que exercícios devemos fazer para

Tendo em conta que o peso é proporcional ao gasto calórico, se o peso corporal de uma pessoa for inferior a 80Kg o número ou os minutos de duração dos exercícios da tabela em relação às calorias ingeridas aumentam e vice-versa. Isto porque uma pessoa que pese menos, tem um menor gasto calórico e por isso terá de fazer mais exercício físico para gastar um maior número de calorias.

Ainda que “um dia não sejam dias”, mantenha-se ativo durante todo o ano, incluindo nos períodos festivos e evite os excessos alimentares por longos períodos de tempo para que possa manter o seu peso saudável.

Bom Ano!

Filipa Tique – Personal Trainer Holmes Place Oeiras

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.