Muitas pessoas têm excesso de gordura no abdómen. Além da questão estética, existem também riscos para a saúde, já que essa massa gorda tende a rodear órgãos como o fígado e os tecidos musculares. O armazenamento destas gorduras obstrui as artérias, potencia problemas cardíacos e aumenta os triglicéridos… É, por isso, importante que a cintura dos homens não ultrapasse os 102 centímetros e as das mulheres os 88 centímetros.

Se tem dúvidas quanto ao diâmetro da sua, o melhor é ir buscar uma fita métrica e certificar-se que não ultrapassa esse valor. Se não conseguir medir-se sozinho, peça ajuda. Descubra, de seguida, os alimentos que, pelos seus benefícios nutricionais, mais deve ingerir, ainda que com moderação como em tudo, como recomendam nutricionistas e dietistas, para conseguir perder aquela barriga que o atormenta há muito.

1. Brócolos

Todos os nutrientes dos brócolos fazem com que os intestinos absorvam menos quantidade de gordura, impedindo que esta se acumule nas artérias. Para além disso, otimizam as funções digestivas, são baixos em calorias e ainda fortalecem o sistema imunológico.

2. Amêndoas

As amêndoas apresentam uma elevada quantidade de proteínas, fibras e cálcio e oferecem uma boa dose de ómega-3, protegendo de doenças relacionadas com a obesidade. Permitem também ativar o metabolismo e controlar os níveis de açúcar no sangue.

3. Salmão

Apesar de ser um peixe gordo, são muitos os nutricionistas e até dietistas que o recomendam. O salmão ativa o metabolismo e ajuda a queimar a gordura abdominal em excesso. Os seus ácidos gordos não permitem que as gorduras se armazenem no organismo.

4. Aveia

A aveia é um cereal rico em proteínas e fibras essenciais, pelo que é ideal para consumir ao pequeno-almoço. A sua presença nas dietas de redução de peso é muito importante pois oferece uma boa sensação de saciedade que impede de ingerir açúcares e gorduras.

5. Framboesas

As framboesas têm uma grande quantidade de água e fibras. Para consumi-las, o corpo tem que produzir mais energia, pelo que a sua contribuição calórica é, na verdade, negativa. Contêm flavonoides e antocianina, que inibem a absorção de açúcar e gordura.

6. Azeite

O azeite é a melhor de todas as gorduras, sobretudo o extra virgem e o prensado a frio, ainda que deve sempre consumido com moderação, uma vez que não deixa de ser uma gordura. As suas gorduras não saturadas são boas para o corpo e uma grande fonte de substâncias nutritivas. Servem para absorver nutrientes, sintetizar hormonas e reduzir o colesterol.

7. Chá verde

O chá verde facilita a absorção de nutrientes e aumenta a temperatura corporal, ajudando a reduzir calorias. Para além disso, estimula o organismo, reduz a pressão arterial e regula os níveis de glicose, diminuindo a sua conversão em gordura. Não deve, no entanto, ser ingerido em excesso.

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