Por ser muito baixa em calorias, esta dieta é recomendável apenas a pessoas saudáveis e que queiram perder volume e algum peso em pouco tempo. Caso não tenha este perfil, o aconselhável é recorrer a um dietista ou nutricionista para o ajudar a emagrecer de forma personalizada tendo em conta a sua idade e o seu metabolismo. Este plano alimentar hipocalórico inclui gorduras saudáveis, ainda que poucas.

Esta dieta, que os apreciadores de fruta vão adorar, é rica em vitaminas e antioxidantes que melhoram a pele e que, nos meses de verão, também ajudam a manter o bronzeado. Por isso, privilegia a ingestão de quatro frutas que a ajudam a perder volume, emagrecer e regular os intestinos. Deve segui-lo apenas durante uma semana. Marisa Costa, dietista no Hospital de São João, no Porto, explica porquê.

"Não recomendo fazer esta dieta mais do que uma semana, devido ao excesso de frutose [açúcar da fruta], à carência de outros hidratos de carbono como o amido, essencial para manter em equilíbrio a glicose no sangue e dar saciedade. E também devido ao seu baixo valor proteico", sublinha a especialista. Assim, findo este plano semanal, aconselha-a a voltar a adoptar um "esquema alimentar mais completo, variado e equilibrado", que deve ser "seguido durante todo o ano, com as respetivas exceções do Natal, dos aniversários e das festas", sugere.

Esta é uma dieta depurativa e extremamente rica em vitaminas e água, graças à quantidade de fruta que se ingere durante este período. Inclui muitas verduras e poucas gorduras e proteínas, pelo que só deve ser seguida por pessoas saudáveis. Não adote este plano por mais do que uma semana sem consultar o seu médico. Lembre-se de que uma dieta, por si só, nunca é suficiente para que aconteçam milagres.

É essencial fazer exercício físico de forma regular e, se possível, fazer tratamentos adelgaçantes e anticelulíticos, além de beber muita água e reduzir nas bebidas alcoólicas. Apesar de serem várias as frutas a que pode recorrer enquanto fizer esta dieta, Marisa Costa, dietista, destaca quatro que, pelas suas qualidades nutricionais, devem ser privilegiadas durante este período. Descubra, de seguida, quais são.

1. Melancia

É depurativa e saciante. 94% desta fruta é água e tem apenas 24 calorias por cada 100 gramas. A cor avermelhada da sua polpa deve-se ao licopeno, um poderoso antioxidante. É uma das frutas com maior quantidade de vitamina C e produz um efeito desintoxicante e diurético. É também rica em vitaminas A, B1, B2 e niacina. É pobre em gorduras e em sódio. Por isso, é perfeita para quem quer perder peso.

2. Melão

É outra fruta com poucas calorias. Tem apenas 27 calorias por cada 100 gramas e a sua polpa amarelada é constituída essencialmente por betacarotenos. Uma porção de 100 gramas proporciona mais de metade da dose diária recomendada de vitamica C que, adicionada aos betacarotenos, faz desta fruta um antioxidante quase em estado puro, aliado contra o cancro e as doenças cardiovasculares. É um excelente depurativo e rehidratante, rico em hidratos de carbono, cálcio, fósforo, magnésio e potássio.

3. Pêssego

Aumenta a boa-disposição mas os seus benefícios vão muito para além disso. Com apenas 38 calorias por 100 gramas, são um alimento diurético, ligeiramente laxante, fácil de digerir e alcalino (não ácido). Limpa os rins e a vesícula e é rico em cálcio, fósforo, magnésio, potássio, vitamina B e manganês, um oligoelemento essencial que possui funções antioxidantes.

Tem também a vantagem de ser essencial no desenvolvimento dos ossos e na cicatrização de feridas. Na fase pré-menstrual, muitas mulheres sentem vontade de comer chocolates devido ao seu alto teor de magnésio. Porque não compensar esse desejo com pêssegos?

4. Ameixa

É muito mais do que fibra. Com 36 calorias por cada 100 gramas, é muito rica em fibra e outras substâncias que produzem um suave e natural efeito laxante. É ideal para combater a prisão de ventre e a anemia e para reforçar as defesas do sistema respiratório. Já as passas de ameixa, ainda que muito mais calóricas (158 calorias por 100 gramas), são consideradas um dos mais poderosos alimentos antioxidantes.

As recomendações a ter em conta durante a dieta

De acordo com a dietista Marisa Costa, "num regime alimentar equilibrado, aconselha-se um consumo máximo de três a quatro peças de fruta por dia". E, quando for ingerida fora das refeições principais, a fruta deve ser sempre acompanhada por um hidrato de carbono de absorção lenta (amido).

Duas bolachas, uma tosta ou uma fatia de pão são algumas das alternativas que pode considerar. "A frutose é um açúcar de absorção rápida [idêntico à sacarose] e, por isso, com um nível de saciedade muito baixo, provocando uma oscilação muito grande nos níveis de glicose no sangue", explica a dietista.

Plano alimentar para sete dias

Segunda-feira

Pequeno-almoço: Chá + 1/2 torrada simples + 2 ameixas.
Meio da manhã: Um pêssego + 1 tosta simples.
Almoço: Prato de arroz integral com cenouras, rebentos de soja e tomate ao natural + 1 fatia de melancia.
Lanche: 2 quivis + ½ torrada com ½ queijo fresco.
Jantar: Verduras grelhadas + salada de espinafres, cogumelos e tomate + taça de frutas regadas com sumo de 1 laranja.
Ceia: 1 copo de leite magro + 2 bolachas maria ou torradas.

Terça-feira

Pequeno-almoço: Chá + 1 copo de sumo de laranja natural ou sumo de duas fatias de melancia sem açúcar + 1 fatia de pão de mistura.
Meio da manhã: 1 cenoura ou 1 pêssego + 2 bolachas Maria.
Almoço: Arroz com gambas salteadas com alho + salada de alface, espargos e agrião.
Lanche: 1 fatia de melancia ou de melão + 1 fatia de pão de mistura.
Jantar: Sopa de legumes + salada de alface, cenoura, aipo e ananás + 1 taça de frutas regadas com sumo de 1 laranja.
Ceia: 1 copo de leite magro + 2 bolachas maria ou torradas.

Quarta-feira

Pequeno-almoço: Chá + 1 maçã assada sem açúcar + 1 torrada simples + 1 iogurte natural.
Meio da manhã: 1 toranja + 2 bolachas Torrada.
Almoço: Mistura de verduras salteadas com alho e uma colher
(de sopa) de azeite + 1 colher de sopa de arroz + 2 ameixas.
Lanche: 1 fatia de melancia ou de melão + 2 tostas.
Jantar: Salada de atum (lata de atum ao natural), cebola, couve-flor, tomate e alface + 1 taça de frutas regadas com sumo de 1 laranja.
Ceia: 1 copo de leite magro + 2 bolachas maria ou torradas.

Quinta-feira

Pequeno-almoço: Chá + 2 quivis misturado com 1 iogurte natural e 3 bolachas Maria.
Meio de manhã: 1 pêssego + 1 fatia de pão de mistura.
Almoço: Verduras várias na grelha + 1 batata pequena + 1 bife de frango (100g) + 2 ameixas
Lanche: Uma fatia de melancia ou melão + 2 tostas.
Jantar: Sopa de legumes + salada de peito de peru (100 g),tomate, cebola e alface+ 1 taça de frutas regadascom sumo de 1 laranja.
Ceia: 1 copo de leite magro + 2 bolachas maria ou torradas.

Sexta-feira

Pequeno-almoço: Chá + 1 toranja + ½ torrada com pouca compota.
Meio da manhã: 1 peça de fruta da época ou 2 quivis + 2 bolachas Torrada.
Almoço: Salada de alface, tomate e queijo fresco + arroz de tomate + 1 gelatina.
Lanche: Chá + 1 maçã + ½ torrada com 1 fatia de fiambre de peru.
Jantar: Salada de alface, espargos e cenouras + pescada cozida + 1 taça de frutas regadas com sumo de 1 laranja.
Ceia: 1 copo de leite magro + 2 bolachas maria ou torradas.

Sábado

Pequeno-almoço: Chá com (ou sem) leite magro + 1 taça de frutas regadas
com sumo de 1 laranja + 1 torrada.
Meio da manhã: 1 maçã + 2 bolachas Maria.
Almoço: 1 ovo mexido com espargos + 1 fatia de pão torrado com tomate + 1 fatia de melancia.
Lanche: 2 ameixas + 2 tostas.
Jantar: 150 g de peito de frango + 250 g de puré de abóbora + 1 taça de frutas regadas com sumo de 1 laranja.
Ceia: 1 copo de leite magro + 2 bolachas maria ou torradas.

Domingo

Pequeno-almoço: Chá (com ou sem leite) + taça de quivis e morangos + 3 bolachas Maria.
Meio da manhã: 1 peça de fruta à escolha + 1 fatia de pão de mistura.
Almoço: Bife de vaca grelhado + 1 colher de sopa de arroz + salada de alface, aipo e agrião + taça de frutas regadas com sumo de 1 laranja.
Lanche: Chá + 1 iogurte + 1 pêssego + 2 bolachas Torrada.
Jantar: Gaspacho + salada de tomate, maçã, alface, agrião, queijo fresco e presunto + taça de frutas regadas com sumo de 1 laranja.
Ceia: 1 copo de leite magro + 2 bolachas maria ou torradas.

Texto: Ana Catarina Alberto com Marisa Costa (dietista no Hospital de São João no Porto)

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.