Utilizado pelos índios da Amazónia há milhares de anos, o guaraná cresce espontaneamente neste local. Está na origem de uma bebida muito popular em todo o Brasil.

Uma combinação de guaraná e chá verde pode aumentar a eliminação de até
750 calorias extra por dia. Esta ação deve-se ao efeito termogénico
(acelera a queima de calorias) desta combinação de plantas medicinais.

A Universidade de Northumbria realizou, em 2007, um estudo que confirmou um aumento na performance cognitiva e uma redução na fadiga mental em 129 adultos saudáveis (entre os 18 e os 24 anos de idade) que fizeram um suplemento com guaraná, vitaminas e minerais. É uma das plantas mais ricas em cafeína. Contém também teobromina e teofilina, outros alcaloides do grupo das xantinas que, como a cafeína, estimulam o sistema nervoso, aumentam a secreção de sucos gástricos (melhorando a digestão) e são broncodilatadores e diuréticos. Possui ainda catequinas e epicatequinas com ação antioxidante e antiagregante plaquetária.

Principais propriedades

É um tónico, regulador da energia do organismo. Faz parte da composição de muitas bebidas energéticas. Estimula o sistema nervoso, sendo utilizado para evitar a fadiga em atletas (aumentando as performances físicas) ou estudantes (aumentando a capacidade de concentração e raciocínio).

Outras propriedades

Graças à sua ação antioxidante, é útil na prevenção dos trombos e formação de placas de ateroma, prevenindo AVC e enfarte do miocárdio. Pode também ajudar no tratamento de digestões difíceis e úlceras do estômago e duodeno, e ser usado como diurético.

Mais recentemente, alguns estudos apontam-lhe uma ação antialérgica que vem complementar ou justificar a sua ação broncodilatadora. Pode ainda ser utilizado em casos de disfunção erétil, juntamente com a damiana.

Administração

Utilizam-se as sementes, 500 mg a 2 g por dia, em comprimidos, ampolas ou pó.

Precauções

São as mesmas do café. Deve ser usado com cautela em pessoas com hipertensão arterial, palpitações, com distúrbios do sistema nervoso ou problemas de insónias.

Remédio caseiro

Coloque uma colher de sopa de guaraná em pó, juntamente com dois pêssegos, uma manga e gelo picado, no liquidificador. Reduza a sumo e beba bem fresco.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.