A capacidade que temos para resistir ou não aos excessos da época, depende do trabalho que fazemos ao longo do ano com o nosso próprio corpo e mente.

Quando temos comportamentos saudáveis enraizados é mais fácil resistir ao exagero alimentar. Na maioria das vezes sabemos que é provável desviarmo-nos um pouco dos nossos hábitos, nem que seja apenas na ceia de Natal e na noite de passagem de ano.

No entanto, se estamos em casa é fundamental fazer as nossas refeições ajustadas aos nossos novos hábitos. Trocar ingredientes pelas versões mais saudáveis é fácil e reduz substancialmente os riscos de uma má alimentação. Troque o açúcar por Eritritol ou açúcar de coco, as farinhas por farinhas de oleaginosas (amêndoa, noz), de coco, linhaça, alfarroba.

Deve também eliminar as gorduras hidrogenadas como as margarinas e usar exclusivamente manteiga, azeite e gordura de coco. Todas estas sugestões para a substituição dos ingredientes que usávamos nas receitas de toda a vida, pelas versões mais saudáveis, apresento-lhe na tabela de substituição no fim deste texto.

Exagerei um pouco e agora, o que fazer?

Se sente que exagerou, se sente a barriga inchada, dorme mal ou sente falta de energia, engordou um pouco, então está na altura de fazer um reset rápido. Siga estes 5 passos em apenas 3 dias:

Alimentação

Não de comer lácteos (leite, iogurtes e queijo) bem como carne vermelha e elimine totalmente o glúten e outros cereais.

Opte como fonte de proteína por cogumelos (reishi, shitake, maitake), preparados de proteína vegetal (proteína de cânhamo, de amêndoa, de ervilha) e ovos biológicos.

Faça um jejum de pelo menos 16 h diárias, por exemplo janta às 20h e toma um pequeno-almoço ou brunch às 12h do dia seguinte. Neste período pode beber água e chás.

Os vegetais são o ingrediente principal do seu prato. Introduza na mesma refeição as versões de hortícolas cruas e cozinhados a vapor ou levemente salteados. Coma a fruta (máximo 1 a 2/dia) de preferência à tarde, sementes variadas ou até mesmo germinadas.

Use as seguintes gorduras: azeite, óleo de coco, sementes, abacate, frutos secos, ovos.

Caldo depurativo e Batido desintoxicante - Subsitua uma das refeições do dia por um caldo depurativo à base de alho francês, cebola roxa, aipo e gengibre. Estes alimentos para além de ação diurética também têm ação desintoxicante do nosso corpo. Pode fazer um batido altamente rico em fitonutrientes ao Pequeno-almoço.

Água

Beba entre 1,5 a 2L líquidos não açucarados/dia, entre água simples e/ou naturalmente aromatizada, chá e tisanas, caldos.

Suplementos

Durante estes 3 dias beba água do mar purificada (à venda em lojas de produtos naturais), para repor eletrólitos, todos os minerais.

A limpeza intestinal também é importante, para isso pode recorrer ao tomilho, malva e gengibre.

Enemas de café

Os enemas ou clisteres constituem uma técnica que se utiliza para lavagem da parte final do intestino com o objetivo de melhorar a sua saúde e desintoxicar o corpo. Com este procedimento é possível limpar a porção final do intestino grosso e reto, bem como eliminar resíduos que circulem no nosso sangue. Para o caso deve feito com água destilada ou purificada e café biológico, nunca ultrapassando cerca de um litro de volume de aplicação, a 38° C. Se possível mantenha este conteúdo no intestino cerca de 5 minutos.

Exercício

Mantenha ou aproveite para iniciar um estilo de vida mais ativo. Neste 3 dias faça alguma atividade que o obrigue a transpirar. Pode fazer apenas 15 a 20 minutos de caminhada/ corrida. Se não puder sair de casa faça exercício de tonificação muscular optando por varias repetições.

Os conselhos são de Alexandra Vasconcelos, farmacêutica especializada em medicina natural integrativa e antienvelhecimento nas Clínicas Viver.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.