Ludibriar o estômago e o cérebro de modo a não abrir a boca para ingerir alimentos que estraguem a dieta é uma das maiores dificuldades de quem segue regimes de redução calórica.

Existem, no entanto, uma série de truques que a podem ajudar a vencer a fome sem se desviar do objectivo.

Se os adoptar, verá que será muito mais fácil perder peso ou, pelo menos, não acrescentar mais pontos na balança.

- Tenha sempre vegetais já cortados e lavados, prontos a comer.

- Salteie vegetais em azeite e alho e guarde-os no frigorífico.

- Tenha sempre sopa no frigorífico. São o aperitivo ideal.

- Tenha sempre amêndoas, amendoins, nozes, passas de frutos e feijão de soja frescos para petiscar, pois são alimentos saudáveis e que saciam.

No restaurante...

- Em vez de atacar o couvert, peça legumes crus cortados como entrada.

- Se pedir salada, peça para não a temperarem e use apenas azeite e vinagre.

- Em vez de acompanhar a carne ou o peixe com batatas e arroz, prefira vegetais salteados.

- Se tiver mesmo que ser, escolha um molho pobre em calorias. Os molhos com pouca gordura têm quase sempre um alto teor de frutose, que tem muitas calorias e não sacia o organismo.

- Se não resiste a comer sobremesa, partilhe-a com as outras pessoas.

Fonte: «You - A sua Dieta - O manual de instruções para ter o corpo ideal»

Texto: Rita Caetano com Michael F. Roizen (especialista em Medicina Interna) e Mehmet C. Oz (cirurgião cardiovascular)
Foto: Artur (com produção de Mónica Maia)

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