Em alguns casos, a atividade sexual e o orgasmo podem provocar dores de cabeça. A dor surge como uma tensão no pescoço e na cabeça, que aumenta gradualmente acompanhando a excitação. Pode também manifestar-se como uma dor de cabeça grave que surge antes ou durante o orgasmo. Pelo menos 1% das pessoas terão uma dor de cabeça devido ao sexo durante a sua vida, defendem vários estudos internacionais.

Os homem são três vezes mais propensos a tê-las do que as mulheres, o que é surpreendente porque normalmente as mulheres tender a mais dores de cabeça e enxaquecas do que os homens. Uma dor de cabeça sexual não costuma durar muito tempo, apesar de por vezes poder durar várias horas. Pode também ocorrer durante a masturbação. Estas dores de cabeça são habitualmente inofensivas.

Mas algumas podem integrar um problema de saúde maior, especialmente em pessoas que têm dores de cabeça sempre que têm relações sexuais. De acordo com o terapeuta sexual Vijayasarathi Ramanathan, "as dores de cabeça causadas pelos orgasmos atingem homens e mulheres". "As pessoas que tendem a sofrer de dores de cabeça regularmente tendem a ser mais afetadas por elas", assegura o especialista.

Os sintomas de uma dor de cabeça sexual

Em geral, há dois tipos de dores de cabeça sexuais. A forma mais comum e verdadeira surge subitamente durante o orgasmo ou alguns segundos depois. É descrita como uma dor forte e aguda na parte lateral da cabeça, que se acumula e intensifica com o aumento da excitação erótica durante a relação sexual. A maioria das dores de cabeça não dura muito mas, por vezes, podem durar várias horas.

As causas da dor de cabeça sexual

Qualquer tipo de atividade sexual que leve a um orgasmo, incluindo a masturbação e o sexo oral, podem provocar uma dor de cabeça sexual. As relações sexuais aumentam a pressão sanguínea e, consequentemente, a pressão na cabeça e também provocam contrações musculares e tensão. As dores de cabeça são o resultado de ambas as causas porque devido à dilatação dos vasos sanguíneos nos dois os casos.

A dor de cabeça sexual pode também indicar um problema grave de saúde, tal como meningite, aneurisma, um tumor, risco de ataque cardíaco, entre outras doenças. Em qualquer das situações, é aconselhável que consulte o seu médico se tiver dores de cabeça sexuais constantes. As causas das dores de cabeça durante o sexo podem também ser a pílula contraceptiva, fumar marijuana, anemia, glaucoma, sinusite ou pressão sanguínea baixa.

Como tratar este tipo de dor de cabeça

As dores de cabeça sexuais normalmente não são arriscadas mas, ainda assim, é aconselhável que fale com o seu médico se as dores se repetirem frequentemente ou se tiverem tendência a aumentar de intensidade. Se tem dores de cabeça sexuais, é melhor evitar qualquer tipo de actividade sexual até que a dor de cabeça desapareça por completo. Por vezes, suficiente tomar um comprimido de Paracetamol para aliviar a dor.

Caso tenha dores de cabeça sexuais recorrentes, o seu médico de família poderá sugerir um tratamento semelhante ao prescrito para outros tipos de dores de cabeça e enxaquecas. Em caso de emergência, pode ingerir alimentos ou bebidas que contenham cafeína, como o café. A dor também pode ser aliviada com compressas frias e se se deitar num quarto escuro e silencioso. Na maioria dos casos, estas dores desaparecem instantaneamente.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.