Os pulmões e o intestino grosso são os órgãos de eliminação do corpo humano. No caso do intestino grosso trata-se de eliminação de matéria, enquanto os pulmões eliminam substâncias em formato gasoso (dióxido de carbono).

A principal função dos pulmões passa pela absorção e eliminação de substâncias gasosas . Na prática, os pulmões recebem o oxigénio para o passar para a corrente sanguínea, ao mesmo tempo que eliminam o dióxido de carbono existente no corpo – através da respiração.

Quais as emoções associadas aos pulmões?

Os pulmões reservam a nossa energia vital e a habilidade de aceitação.

A dor e a tristeza são sentimentos associados ao funcionamento dos pulmões, pela sua elevada capacidade de eliminação. Por isto, são considerados os “ministros do interior” do nosso corpo.

pulmões

Em equilíbrio, tendemos a ter uma grande capacidade de organização, de transformação, sentido de ordem, ética e autodisciplina.

Quando estão em desequilíbrio, tendemos a fechar-nos sobre nós próprios (reconhece a postura de ombros encolhidos e costas curvas sobre os pulmões?), à melancolia e ao desinteresse. Em estados mais avançados, evolui para depressão.

Neste sentido, a forma e a qualidade da nossa respiração estão diretamente ligadas ao nosso estado psicológico, pela capacidade de assimilação de oxigénio e análise.

Quais os alimentos que beneficiam o funcionamento dos pulmões?

Entre os alimentos que acrescem benefício ao funcionamento dos nossos "ministros do interior" estão o Arroz Integral, a Raiz de Lotus, assim como os vegetais consumidos com a rama (cenoura; nabo; rábano). A não desmerecer o  Feijão Soja Preto, a Alperce e os Pêssegos.

alperce

Texto da autoria de Vanessa Andrade.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.