Selecionar, embalar e transportar são os três processos fundamentais quando aluga ou compra uma nova casa. Eis alguns conselhos a seguir:

1. Faça um check-up a cada divisão antes de encaixotar as suas coisas

Uma vez que vai ter de embalar as suas coisas, aproveite para fazer uma triagem do que precisa e não precisa, do que ainda usa e que já não usa.

Ao fazer esta seleção, mantenha as seguintes perguntas em mente: “Há quanto tempo não utilizo determinado objeto?”, “Preciso dele?” e “Vai enquadrar-se na ideia que tenho para a minha nova casa?”.

As respostas a estas perguntas vão ajudá-lo especialmente se tiver dúvidas em relação a alguns objetos que tem por casa, que já não utiliza e nem gosta assim tanto, mas cuja decisão de deitar fora, vender ou reorganizar, deixa sempre para depois.

2. Use e abuse das listas

Num primeiro momento, estas vão ser-lhe bastante úteis para organizar tudo aquilo que já tem. Utilize as perguntas do tópico anterior e decida o que colocar na lista de coisas a levar para a nova casa e naquelas que não vai querer levar.

Ao fazer este exercício também vai ter uma noção do espaço que vai precisar na nova casa e no tipo de arrumação a ter.O mesmo exercício de listagem deve ser feito para os bens essenciais, para os artigos de decoração, bem como para possíveis pequenas obras que virá a necessitar.

Utilize este método para orçamentos e garanta que tem as suas finanças controladas.

 3. Aproveite para vender o que já não gosta

Não se limite a deitar fora o que já não precisa ou não gosta. A mudança de casa implica sempre alguns gastos adicionais, seja em utensílios ou pequenas obras. Por isso, se conseguir fazer dinheiro extra, com alguns dos objetos que ia deitar fora, estará a transformá-los num rendimento adicional e a diminuir os danos à sua carteira.

 4. Verifique as medidas da nova casa e dos seus móveis

Este é um erro que acontece frequentemente quando mudamos de casa. Apaixonamo-nos por um imóvel, idealizamos a sua decoração e quando fazemos a mudança apercebemo-nos que aquele móvel específico não vai caber no sítio onde pensámos.

Previna-se. Tire todas as medidas e faça esboços para móveis que pretende comprar e principalmente para os móveis que já possui, uma vez que não poderá desfazer-se deles.

5. Arrume e selecione a pensar na próxima casa

No momento de empacotar, faça uso das listas que fez anteriormente e divida as coisas que pretende levar para a sua nova casa por divisões. Se achar necessário liste o que está em cada caixa e onde vai colocar o conteúdo. Não só será mais fácil para arrumar quando estiver na sua nova casa, como evitará comprar coisas que já possui e vai poupar em cada divisão da casa.

Se vai mudar de casa, lembre-se também de alguns impostos que terá de pagar e inclua-os no seu orçamento de curto e longo prazo, como por exemplo o IMI. Faça um plano de todas as despesas e custos que terá com a sua casa nova. Desta forma, vai conseguir manter as suas despesas sob controlo.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.