William Addison Dwiggins, calígrafo, ilustrador e tipógrafo norte-americano foi o primeiro a usar a palavra em 1922. O design gráfico é uma forma de comunicação visual que permite a resolução de problemas através do uso de tipografia, fotografia e ilustração e não são poucos os que a consideram uma nova corrente de expressão artística global. Anualmente, a 27 de abril, celebra-se o Dia Mundial do Design Gráfico.

1. PicsArt

A conta de Instagram daquela que é uma das aplicações de edição de fotografias e de vídeos mais utilizada em todo o mundo reúne uma comunidade de criativos, servindo de montra para muitos dos trabalhos e das experiências de design gráfico que muitos profissionais e amadores desenvolvem e depois partilham. Seguida por quase 760.000 pessoas, é um deleite visual para os olhos dos apreciadores de criações artísticas.

2. Erik Marinovich

Empresas como a Nike, a Google, a Target, a Sprite, a Hilton Hotels & Resorts e até o Facebook não hesitaram no momento de escolher Erik Marinovich para desenvolver alguns dos projetos criativos que pode ver na sua conta de Instagram. Apesar do seu trabalho poder ser observado em diferentes partes do mundo, é em São Francisco, nos Estados Unidos da América, que vive e trabalha. É um dos fundadores da Title Case.

3. Les Créatonautes

Sediada em Estrasburgo, em França, a agência criativa Les Créatonautes, abriu portas no dia 9 de setembro de 2009. A data não foi escolhida por acaso ou não pudesse ser apresentada como 09/09/09, como este coletivo artístico de designers gráficos gosta de exibir na página de entrada do seu site. Além de marcas de moda e de cosmética, já desenvolveram projetos para eventos, para feiras e até para instituições públicas.

4. Velvet Spectrum

Luke Choice nasceu e cresceu na Austrália mas foi em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, que despertou para as artes gráficas. Hoje, é considerado um dos 50 melhores designers gráficos do mundo. À frente da sua empresa, a Velvet Spectrum, alia a tipografia à ilustração e aos gráficos com movimento para satisfazer as exigências dos muitos clientes de topo que tem. A lista inclui a Adidas, a Ray-Ban, a HBO e a Nike.

5. Aliastraitor

A conta de Instagram do designer gráfico e ilustrador Rohan Jha, residente em Bombaim, (ainda) não tem muitos seguidores mas os trabalhos criativos que apresenta valem uma espreitadela. Nascido em Calcutá, na Índia, este profissional freelancer trabalha regularmente para a filial local da Ogilvy & Mather, uma das agências criativas mais premiadas do mundo. Além de imagens, também partilha regularmente vídeos.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.