Sente-se muito stressada? Relaxe! Nós ensinamos-lhe como:

Respiração
Inspire e expire muito lentamente, sentindo a ansiedade a abandonar o seu corpo como se tivesse asas. Vá controlando a sua respiração até que o ritmo tenha normalizado. Pode também tentar este exercício de yoga aconselhado no manual Gestão para Totós: «inspire por uma narina, enquanto fecha a outra narina com um dedo. Contenha a respiração enquanto conta até oito e depois expire pela outra narina enquanto conta até quatro. Em seguida, inverta o processo começando com a outra narina e repita o exercício quatro vezes».

Relaxamento progressivo
Sentada, concentre-se em contrair os músculos dos pés, deixando-os depois descontrair. Vá subindo de zona, contraindo e descontraindo a barriga das pernas, o estômago, os braços e as mãos, até chegar à cabeça. Contraia e descontraia o corpo todo, muito lentamente. E agora, sente-se mais relaxada?

Pensamentos positivos
Valorize aquilo que correu bem no seu dia e repita-o para si própria, primeiro mentalmente e, depois, em voz alta. Quanto mais positiva for, menor será o terreno que o stress conseguirá ganhar.

Folga mental
Não é fácil, nós sabemos – principalmente se se está a debater com problemas infernais. Mas vale a pena tentar: deixe a sua imaginação vaguear e visualize-se muito longe, sem trabalho e com muito sol. Volte à realidade com um bronzeado imaginário que a fará sentir-se mais bonita, relaxada e confiante.

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