1. Apoie-se em aplicações que o recordem da viagem

Se costuma viajar frequentemente em trabalho, não tente memorizar as datas. Pode utilizar aplicações como o Calendário do Google ou do telemóvel, que o recordam através de alertas que está prestes a sair de viagem, ou então, se preferir, deixar mesmo anotado num calendário com o qual se cruze todos os dias. Desta forma não será atraiçoado pela memória e não terá de preparar tudo à pressa por um eventual esquecimento.

2. Adote uma lista de viagens

Quando se viaja várias vezes em negócios os objetos a levar são, na sua essência, os mesmos. Crie uma lista de verificação específica para as suas viagens corporativas e tenha lá tudo o que é comum a todas para no fim fazer apenas o "check" – desde o computador, ao carregador do telemóvel ou, até, adaptadores de tomadas.

3. Tenha uma mala sempre feita

Ainda no seguimento da dica anterior, poderá optar por ter uma mala sempre preparada com alguns itens essenciais, mais propriamente de higiene pessoal como por exemplo escova e pasta de dentes. Pode também ter sempre preparadas algumas roupas que sabe que irá necessitar e desta forma basta colocar alguns itens de última hora, e embarcar.

4. Peça ajuda

Algumas pessoas e empresas acham que não é necessária a contratação de uma agência de viagens. No, entanto, por vezes, é mais fácil, oportuno e cómodo manter o foco no trabalho e deixar a organização da viagem nas mãos de um especialista. Em muitas situações, pode mesmo poupar-se dinheiro.

5. Faça tudo com tempo... E aproveite-o

É aconselhado que chegue ao aeroporto com uma antecedência variável, dependendo do destino, para que tudo possa decorrer sem percalços – desta forma, mais trânsito que o normal não o irá deixar stressado pois tem tempo. Aproveite o tempo de espera no aeroporto para verificar o seu e-mail mas também para relaxar. Ponha os telefonemas em dia ou leia as notícias internacionais.

6. Confirme onde tem de estar e quando

Confirme a que horas tem de marcar presença nos diversos sítios, qual a agenda da viagem e que colegas ou clientes irá encontrar – e tenha acessíveis todos os contactos de que poderá necessitar. Aproveite as pausas entre reuniões para descansar um pouco no hotel ou ligue-se ao wi-fi caso precise de adiantar algumas tarefas.

7. Mude a hora durante o voo

Para não se atrasar e facilmente se habituar ao horário de destino, ajuste o seu relógio à hora local logo após a partida.

8. Opte por malas de mão

Evite o check-in de bagagem se viaja com uma mala pequena ou se a sua deslocação vai durar menos de quatro ou cinco dias. Para além de diminuir o risco de extravio de bagagem, o risco de perder o voo nas filas do aeroporto também diminui. Por outro lado, a espera pelas malas pode ser desesperante em alguns aeroportos.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.