Aprender uma língua nova, principalmente quando os tempos de estudante já lá vão, pode não ser tão fácil. A falta de tempo, pouca motivação ou outro qualquer motivo, podem ser condicionantes, no entanto, nada como aplicar algumas técnicas independentemente se estiver a frequentar ou a pensar frequentar algum curso. A dica é que o faça a divertir-se e adote o idioma no seu dia a dia. Como? É ler algumas dicas...

Ver filmes com e sem legendas

Escolha um filme ou uma série que gosta porque convém que haja um interesse elevado e depois faça por etapas: primeiro veja dobrado com as legendas no idioma que pretende; depois veja com o idioma, mas com legendas em português e por fim, veja no idioma e sem legendas.

Redes sociais

Nada como habituar-se ao idioma com as coisas do dia a dia portanto, coloque as suas redes sociais no idioma que pretende aprender. É sempre mais fácil fazer a associação de ideias.

Aparelhos eletrónicos

Na senda, nada como aproveitar estes recursos como estímulos linguísticos. No telemóvel, na televisão, no pc, no motor de busca, o que seja... mude para o idioma que quer aprender.

Post-its

Coloque post-its pela sua casa com o nome dos objetos e sempre que tiver de “interagir” com os mesmos, use frases simples.

Praticar na web

Nada melhor que falar com estrangeiros. Procure um chat de um assunto do seu interesse e ponha conversa. Para além de “conhecer” gente nova, é excelente para treinar.

Ler

Comece por leituras mais leves e use um dicionário se for preciso.

Cantar

Ouça a sua playlist preferida, compreenda e traduza a letra e cante até souber de cor. Pode também adquirir um karaoke, convidar os amigos para um serão e treinar.

Entrevistas

Podem ser de um artista preferido, conferências, etc... Comece por ver ou ouvir algo com poucos minutos e vá aumentando conforme se sente mais à vontade.

Receitas de cozinha

Ver vídeos, programas específicos ou em livro, é um método de treino. Para além de começar a cozinhar melhor, também vai aprender melhor.

Jogar

Alguns jogos facilitam a aprendizagem estrutural e gramatical do idioma, enquanto que outros ajudam na pronúncia e a aprimorar a dicção. Quer sejam jogos online ou de tabuleiro, o importante é que treine.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.