Quer tendo ou não passado, a probabilidade de já ter ouvido sobre este género de comportamento em alguns homens é grande. Frases ditas com tom depreciativo e por forma a desqualificar uma mulher são sinónimos de negging.

Para quem pratica e adota este género de comportamento é uma técnica de sedução. Sim, é verdade! Tal como é verdade que existem workshops acerca do assunto. 'Negs' ou 'desqualificadores' são táticas que se costumam usar com determinadas mulheres: mulheres arrogantes porque sabem que são muito bonitas ou que são superiores intelectualmente ou financeiramente aos homens que as abordam. Segundo o conceito, este tipo de mulheres está habituada a uma certa bajulação e por isso, precisa de um desafio onde haja uma troca de posição de poder, ou seja, precisa de um homem que não lhe dê nenhum tipo de valor ao que ela acha que tem de melhor. Por outro lado, ao homem que assume este género de postura, é-lhe prometido que serão vistos como seguros de si, desapegados, poderosos, ousados e sinceros.

Os exemplos são vários e são uma porta aberta para um relacionamento abusivo e o ideal é que não se banalize um comportamento do género. A insegurança masculina – que é o que se está aqui a falar –, o facto de muitos homens acharem que estão a perder terreno para as mulheres ou de perceberem que cada vez mais as mulheres se dão conta do valor que têm, fazem com que se sintam ameaçados e tentam levar as mulheres a serem dependentes deles.

A postura adotada costuma começar por determinados comentários sobre a aparência da potencial parceira, comentários esses depreciativos e a roçar o ofensivo. Frases como “não és a mulher mais bonita com quem já saí”, “é preferível comeres uma salada (num restaurante, por exemplo)”, “acho que não te reconheceria se não tivesses maquilhagem”, “já sei porque tens muitos pretendentes, é por seres bonita (como se fosse a sua única qualidade)”, entre outras, são um claro exemplo de uma pessoa que parou no tempo. Alguém que se sente ameaçado pela mulher que tem à frente, que tem receio de não ser aceite e, como tal, assume um comportamento agressivo porque tem baixa tolerância à rejeição e falta de maturidade.

Portanto, se a atitude lhe causou desconforto, não deixe de dar relevância nem duvide da sua perceção. Demonstre que não gostou, assuma para si mesma que é uma mera opinião e, idealmente, coloque um ponto final para não enveredar por um relacionamento que lhe irá afetar a autoestima.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.