O avanço foi realmente notável! Os smartphones fazem maravilhas e, ainda que não cheguem aos calcanhares de boas máquinas fotográficas, o que é certo é que andam lá perto. A ideia não é torná-lo num profissional, mas melhorar substancialmente a qualidade das suas fotos, nem que não seja na originalidade.

Filtro colorido

Apesar de hoje em dia haver milhentas aplicações com filtros para todos os gostos, uma fotografia quando muito “mexida” perde alguma qualidade. Assim, nada como colar fita adesiva transparente à câmara e pintar a fita com um ou mais marcadores.

Outro truque que pode aplicar é utilizar um (ou vários) plástico colorido transparente e pôr em frente à câmara. Com certeza que vai ter fotos surrealistas e alguns resultados surpreendentes.

Fotos de cima

Sabe aquelas fotos da blogger que segue? Aquelas em que estão na cama e a foto é tirada de cima? Pois bem, caso não tenha um selfie stick ou ninguém para se pôr em cima da cama, nada como colocar o temporizador da câmara a funcionar e colar com fita-cola o telemóvel no teto.

Fundos infinitos

Por norma este é um daqueles casos de expetativa vs realidade, onde a sua – infelizmente – é sempre a realidade que não queria. Fotos bonitas de bolos, mesas de brunch, etc... cujo fundo é livre de sombras ou ângulos parecendo infinito são difíceis, mas com uma cartolina branca, por exemplo, atrás a fazer de fundo, o resultado vai ser outro.

Caixa de luz

Um pouco como o fundo infinito, é utilizado para não ter qualquer 'ruído' à volta. Tudo o que precisa é de uma caixa, tecido fino para forrar as paredes interiores, uma cartolina para colocar na base e um candeeiro para dar a luz necessária à caixa.

A regra dos terços

Alguns telemóveis já têm este recurso, mas caso o seu não tenha, nada como imaginar as linhas. Assim sendo, no caso de uma imagem horizontal, divida a mesma em 3 partes iguais e coloque o tema de interesse na do meio.

Lente macro

Quando quiser tirar uma foto a um objeto (ou outro) muito pequeno, use uma gota de água e coloque-a na lente da câmara.

Não use o zoom

Tal como a utilização de filtros, o zoom também pode tirar qualidade à sua foto. A não ser que não consiga mesmo, o ideal é que caminhe até ao que pretende e tire a fotografia.

Cortar fotos

Na senda, tal como o ampliar, cortar as fotos também retira qualidade.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.