1. Brinquedos e sets da Lego

No último ano, a Lego foi considerada pela Brand Finance a marca mais poderosa em todo o mundo, superando nomes como a Google e a Nike. Ao longo do ano, vários sets da Lego esgotaram e duplicaram de valor.

Por exemplo, as 7.541 peças da Millennium Falcon da Star Wars, lançadas o ano passado por 650 euros, esgotaram e agora podem ser encontradas online à venda por mais de 1.200 euros.

2. Vinho do Porto

Este produto português produzido exclusivamente a partir de uvas de uma região demarcada do Douro, no norte de Portugal, tem ganho vários prémios e distinções em competições internacionais. Em 2017, a plataforma da Catawiki contou com o leilão de alguns exemplares raros, como o Quinta do Noval Nacional Vintage 2004, 1912 Colheita Port Niepoort e o 1890 Burmester Reserva Novidade. Vinhos que podem, facilmente, atingir valores na ordem dos cinco dígitos.

3. Carros clássicos

Nos últimos anos verificou-se uma elevada valorização dos carros clássicos comuns. De acordo com os especialistas da Catawiki, os modelos que já não estão em produção são os que podem obter valorizações mais elevadas. A Land Rover, por exemplo, descontinuou a sua linha icónica Defender, e desde então o preço deste modelo aumentou exponencialmente.

4. Arte

Em 2017 foram alcançados novos recordes em leilões de arte, com a obra "Salvator Mundi" de Leonardo da Vinci a ser arrematada em leilão por 367 milhões de euros. O valor tornou-a a obra de arte mais cara de sempre. Obras de arte de artistas mais modernos, como Andy Warhol e Jean-Michel Basquiat, também alcançaram valores recorde em leilões, ultrapassando os 80 milhões de euros.

Dica: acompanhe o trabalho de artistas de rua e talentos emergentes, como é o caso de Mr. Brainwash. Adquirir obras destes artistas pode tornar-se num investimento de elevado retorno a longo prazo.

5. Moedas raras e de coleção

As moedas raras traduzem-se num dos mais rentáveis objetos de coleção. Este ano, a moeda de 50 pences de Sir Isaac Newton - que celebra o 375.º ano do seu nascimento - está a ser bastante procurada pelo facto de apenas terem sido cunhados 375 unidades. Prevê-se, assim, a valorização das mesmas.

Em Portugal, o espólio de moedas de ouro é bastante procurado em leilões internacionais. Recentemente, um leilão internacional com mais de 100 moedas de ouro portuguesas da época de D. João V rendeu 11.622 euros. Só o dobrão de ouro de 24.000 reis, o objeto mais valioso do leilão, foi leiloado por 5.250 euros.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.