Letícia Klemens é uma jovem empresária que desde cedo conquistou o seu espaço no mundo dos negócios.

Aos 18 tornou-se empresária e aos 22 criou a sua primeira empresa formal de prestação de serviços. Incansável e à procura de novos desafios, a empresária é hoje dona de uma empresa de prevenção e combate à malária e é membro presidente da FEMME (Associação Moçambicana de Mulheres Empresárias).

“A mulher moçambicana é uma mulher cheia de forças, cheia de vontade de aprender e de criar, uma mulher preparada para os desafios diários. O Dia da Mulher Moçambicana é um dia importante, porque sentimo-nos valorizadas e serve também para chamar a atenção da importância que temos por sermos mulheres, a importância do nosso papel na sociedade, o bem que a mulher faz”, defende a empresária.

Letícia defende que o país tem portas abertas tanto para o homem como para a mulher, tudo depende da capacidade da mulher em agarrar as oportunidades e acreditar que é capaz.

“Hoje vemos muitas mulheres a ocuparem cargos que antes eram destinados apenas aos homens. Isso só demonstra que a mulher tem o seu próprio espaço. Este é o futuro do nosso país, mas não podemos esquecer o papel do homem na sociedade. A nossa conquista resume-se na partilha de espaço com o homem e não tira-lo do seu lugar, porque para nós mulheres a união faz a força”, acrescentou a empresária.

FEMME é a Associação Moçambicana de Mulheres Empresárias, criada em 2009, com a ideia de promover o papel da mulher empresária na sociedade. “O projecto tem como principal objectivo a criação de uma elite forte de mulheres empresárias em Moçambique, transformar o negócio do sector informal para o sector formal e criar referências nossas para as outras mulheres poderem seguir o exemplo”.

Letícia considera-se uma mulher muito exigente, amável, grande mãe e amiga. Nos tempos livres, gosta de jogar basquetebol, golfe, estar com os amigos, ler e, sempre que pode, viajar. “Gosto muito de viajar para a Europa, conhecer aquelas arquitecturas clássicas e cheias de histórias, como Roma e Grécia que ainda conservam todos os valores da Humanidade”, conclui.

Conheça um pouco mais de Letícia Klemens na página seguinte

Considera-se uma mulher clássica. Por isso, o destino de eleição para as suas viagens são Roma e Grécia.

Os seus melhores amigos são na sua maioria homens, diz Letícia, por terem uma forma de pensar e de conversar diferente das mulheres.

Gosta de andar na moda mas não vive obcecada com isso. Para ela, nada é definido, tudo depende do dia e do estado de espírito. Considera-se uma mulher de bom gosto.

A velhice não preocupa a empresária, porque cada cabelo branco vai significar uma história na sua vida. “Não é minha intenção fazer uma cirurgia estética, mas sou muito vaidosa, gosto de cuidar muito de mim, do meu corpo, da minha pele e tenho uma alimentação muito cuidadosa. Já fui vegetariana”.

Nos tempos livres, para além de praticar desporto, Letícia adora estar na companhia da família. “A família é o nosso ponto forte, algo que nos faz ser o que somos. A família é o chá que bebemos, é tudo que é há de bom na vida”.

Texto: Sílvia Panguane