Iniciou a sua carreira há poucos anos e não precisou de muito tempo para ganhar espaço na arena musical moçambicana. Trata-se de Yolanda Chicane que, com a sua banda Kakana, conquistou o prémio de Melhor Música de Fusão, no Ngoma Moçambique – 2009, a parada de sucessos musicais mais afamada e prestigiada do nosso país.

“Ganhar o prémio de melhor música de fusão significa o reconhecimento que os críticos fazem ao nosso trabalho”, disse Yolanda, para quem esta distinção é um “incentivo para que apostemos no trabalho para atingir patamares mais elevados na área da música”.

Com o tema “Madlhaissane”, que mistura marrabenta e o afro-jazz, Yolanda Chicane saiu do anonimato, tendo conquistado a simpatia dos apreciadores da música moçambicana,. E tendo sido também, em todas quintas-feiras do último mês de Março, a figura de destaque no África Bar, uma casa de pasto que se dedica à apresentação de música ao vivo em Maputo.

Convidada a explicar o conteúdo da música, Yolanda disse que o tema “retrata o que se passa na sociedade moçambicana, onde mulheres e homens, bonitos ou feios, gordos ou magros, são mafiosos, no sentido em que não são sérios em relação a certos aspectos da vida conjugal”.

Yolanda explicou que esta música pertence a um tio seu já falecido e que foi resgatada do baú e recriada pela banda Kakana, com a sua voz a apimentar a fusão de ritmos moçambicanos e não só.

“A letra da música “Madhlaissana” pertence ao meu tio Salomão Nhatumbo que foi músico da banda Kuala do Investro e que brilhou há muitos anos. Decidimos homenageá-lo regravando o tema”, disse Yolanda.

Com a popularidade que tem crescido a olhos vistos, Yolanda espera ganhar apoios para, com a sua banda, lançar o seu primeiro disco. “Espero que ao ganharmos prémios em concursos como Ngoma Moçambique isso signifique ajuda para fazer lobbies para gravarmos o nosso primeiro disco, visto que não é fácil um anónimo conseguir apoios de editoras para registar um CD. Espero que este ano possamos atingir esse grande objectivo”, disse Yolanda Chicane.

Alfredo Lituri

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.