As 'anamolias' da temperatura em cada um dos países desde 1880 até 2017 podem ser agora verificadas em 36 segundos de vídeo, através de círculos de cores azul, laranja e vermelho, que resumem assim a evolução de mais de um século de alterações climáticas no mundo.

"Neste vídeo, pode verificar como a temperatura média anual de um país aumentou durante esse período [1880-2017]", explica Antti Lipponen, investigadora científica do Instituto Finlandês de Meteorologia e autora do vídeo, ao site espanhol Condé Nast Traveler.

“Os círculos azuis representam os anos mais frios e os vermelhos os mais quentes, em comparação com a média anual no período 1951-1980. Quanto maior o círculo, mais quente ou mais fria a temperatura”, diz a responsável.

Neste vídeo é possível ver uma dança das cores até (spoiler!) tudo começar a ficar pintado de laranja e vermelho, lembrando-nos da seriedade do que está a acontecer em cada país, e no mundo.

“A temperatura parece permanecer mais ou menos estável até os anos 80. A partir deste período, o aquecimento continua a crescer rapidamente. De fato, está a acelerar mais do que o previsto nos últimos dez anos, o que é bastante preocupante”, diz Lipponen.

E é o que "o vídeo mostra claramente. O aquecimento não é um problema local, mas global, por isso posso dizer que todos os países mostram uma evolução preocupante", diz a investigadora, que usou os dados fornecidos pela NASA GISTEMP para criar o vídeo.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.