Ele é a lista dos presentes, as decorações, os jantares de Natal, o bacalhau para a Consoada... Se está com medo de se esquecer de alguma das tarefas importantes que tem de forçosamente cumprir até ao dia 24 de dezembro, siga esta agenda e vá confirmando se está atrasado ou adiantado com os preparativos. Como a primeira opção é geralmente aquela que se verifica mais, o melhor é imprimir esta listagem e ir riscando as tarefas que vai despachando:

Dia 1
Por esta altura já deve ter todos os presentes de Natal. Ainda não? Aproveite a tarde para fazer as últimas compras nas lojas tradicionais.

Dia 3
Envie os postais de Natal, se ainda mantêm a tradição. Pode optar pelo e-mail, rápido e ecológico, mas tenha em atenção que deve escrever sempre mensagens personalizadas.

Dia 5
Elabore a lista de convidados previstos para a ceia.

Dia 7
Confirme as presenças para a noite de Natal e informe-se se algum convidado tem exigências especiais em termos de menu.

Dia 9
Entre no espírito natalício. Pegue nos enfeites do ano anterior e veja quais podem ser reutilizados. Se tiver filhos, envolva-os no projeto de decoração da casa.

Dia 10
Faça um plano da mesa, dispondo os convidados por afinidades ou temas de conversa. Caso haja muitas crianças crie uma mesa infantil, com loiça mais resistente.

Dia 11
Compre bacalhau, vinhos e os alimentos não perecíveis antes que os preços subam. Prefira bebidas em garrafas grandes, mais baratas e ecológicas.

Dia 13
Veja se os presentes que comprou (e escondeu) ainda não foram descobertos pelos mais pequenos.

Dia 14
Encomende na sua loja habitual o peru, couves e outros ingredientes natalícios que tendem a esgotar.

Dia 16
Desafie os seus filhos para prepararem uma exibição para a noite de Natal com cantigas, teatro ou dança.

Dia 18
Certifique-se que tem o material necessário (loiça, talheres, cadeiras e por aí fora) para receber os convidados. Ponha de parte alguns tupperwares para usar no fim da festa.

Dia 19
Prepare uma caixa SOS com antiácido, aspirina e outro material útil para uma possível emergência.

Veja na página seguinte: O que deve fazer nos quatro dias que antecedem a grande festa

Dia 20
Peça aos familiares com mais dotes culinários que façam algumas iguarias.

Dia 21
Encomende o bolo-rei.

Dia 22
Analise o recheio do frigorífico e da despensa para ver se não falta nada. Certifique-se que tem gelo suficiente e, um dia antes,
coloque as bebidas no frigorífico.

Dia 23
Antecipe-se. Faça algumas sobremesas, prepare o bacalhau e o peru e deixe para a última hora só o que não pode ser feito antes.

Dia 24 (parte 1)
Verifique se a cozinha está pronta para a fase final e se a sala está impecável. Dê as últimas instruções à sua equipa e prepare-se para a festa.

Dia 24 (parte 2)
A família já está reunida à mesa, onde o peru é o protagonista. Usufrua da refeição e... feliz Natal!