Enquanto as pessoas e empresas tentam solucionar os problemas ambientais causados pela poluição e existem mais soluções como veículos elétricos e diminuição do consumo de plástico, chegou a vez de as paragens de autocarro fazer algo pelo mundo, uma vez que também servem de base - devido à circulação de autocarros - para emissões poluentes, assim como fonte de desperdício de energia.

De forma a resolver este problema, o atelier de arquitetos Cepezed criou, na cidade holandesa de Tiblburg, a primeira paragem de autocarro que cria a sua própria energia, que está em atividade desde março deste ano.

A estrutura, com 160 metros de comprimento e em forma triangular, está coberta por 250 metros quadrados de painéis solares, que ajudam a gerar a sua própria energia elétrica para a iluminação, os painéis digitais de informação, os bancos aquecidos e a área de trabalho dos empregados do serviço de transportes públicos.

Desta forma, a paragem, que aloca para seis autocarros, é totalmente independente da rede pública de eletricidade.

Esta estação é a mais ecológica do mundo
Esta estação é a mais ecológica do mundo créditos: lucas van der wee | cepezed

Os arquitetos recorreram a materiais usados para este espaço, que tem um design minimalista, mesmo assim, não há falta de materiais para proteger os passageiros das chuvas enquanto esperam pelo autocarro.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.