Desde o início da sua carreira que a influência dos sabores, métodos e ingredientes da “Bella Italia” se tornaram uma marca na cozinha do chefe britânico Jamie Oliver. Nos últimos dois anos, acompanhado pelo seu mestre e amigo Gennaro Contaldo, Jamie tem palmilhado o país transalpino em busca dos seus segredos mais bem guardados.

A 8 de novembro, a Porto Editora dá aos escaparates nacionais o resultado deste périplo, o livro “Jamie e a Cozinha Italiana”, obra que conta com mais de 130 receitas, dividas em 11 capítulos.

Das montanhas do norte às ilhas de água cristalina do sul, Jamie procurou o coração da gastronomia de Itália. Da simplicidade das receitas das nonnas (avós) e mammas (mães) à sofisticação das baronessas, histórias partilhadas ao longo destas viagens, o chefe britânico celebra toda a Itália num só livro.

Jamie viajou dois anos por Itália e de regresso oferece-nos um novo livro
@David Loftus

Nesta recolha, as tradições familiares passadas de geração em geração – dos orichiette do Vale de Itria às receitas de peixe da nonna Rosanna - estão agora ao alcance de todos.

É o próprio Jamie Oliver quem nos apresenta este seu mais recente título: “quero que este livro seja o seu guia da cozinha italiana, um manual de delícias para qualquer dia da semana. As receitas são uma perfeita combinação de comida rápida e lenta, pratos clássicos e coisas novas que aprendi, bem como pratos simples para todos os dias a par de opções fantásticas, generosas e repletas de amor para os fins de semana ou para aqueles momentos em que tem todo o tempo do mundo para se dedicar à cozinha”.

Jamie Oliver conta com uma carreira de mais de 17 anos na televisão e na edição de livros. A obra social que patrocina, a Jamie Oliver Food Foundation, lidera uma contínua “Revolução Alimentar” à escala global, com o objetivo de promover a saúde e a felicidade de todos através da alimentação.

Jamie viajou dois anos por Itália e de regresso oferece-nos um novo livro
@David Loftus

Jamie começou a cozinhar aos oito anos no pub dos pais, o CrickIeters, em Clavering, no Essex. Quando terminou os estudos iniciou uma carreira profissional como chefe de cozinha que o levou até ao River Café, onde foi descoberto por uma empresa produtora de televisão, e assim nasceu The Naked Chef.

Em 2001, Jamie abriu em Londres o restaurante Fifteen, início de um percurso de 15 anos a preparar jovens sem emprego para carreiras profissionais na indústria da restauração, em Londres, na Cornualha e em Amesterdão. Anos mais tarde, liderou um movimento que reivindicava mais qualidade nas refeições das cantinas escolares do Reino Unido e que trouxe grandes mudanças ao sistema alimentar das escolas britânicas.

A sua Fundação implementa, no Reino Unido e no estrangeiro, programas de educação alimentar nos ensinos básico, secundário e universitário, e também junto das comunidades mais carenciadas através dos centros do Jamies’s Ministry of Food.

Jamie viajou dois anos por Itália e de regresso oferece-nos um novo livro
@David Loftus

Entre os restaurantes do Jamie, destacam-se o Barbecoa e o conjunto de restaurantes Jamie’s Italian, no Reino Unido e no estrangeiro.

Além de colaborar no Jamie Magazine, Jamie comunica com o seu público através de plataformas digitais, nos seus canais do Jamie Oliver’s Food Tube, e em redes sociais.

Em 2017, abre o seu primeiro Jamie’s Italian em Portugal.

Jamie Oliver publicou até à data 17 livros de cozinha. Em Portugal a Porto Editora publicou, entre outros, os títulos deste autor, “Refeições em 15 Minutos”, “Receitas Saudáveis”, “Poupe com Jamie”, “As Receitas que nos Fazem Felizes”.